Solenidade destaca o papel da Aesp na formação de agentes da segurança pública
Por Guilherme de Andrade30/06/2025 16:33 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, nesta segunda-feira (30/06), os 14 anos da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Durante a sessão solene realizada no Plenário de 13 Maio, foi destacada a importância da instituição para o bem-estar da sociedade cearense. O celebração atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), com subscrição de Sargento Reginauro (União), Almir Bié (Progressistas) e Marta Gonçalves (PSB).
Criada em 2011 pela Lei n.º 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, e vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a academia cumpre o papel de qualificar e formar os agentes, sejam eles para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Defesa Civil do Estado do Ceará. A instituição colabora, ainda, com diversas instituições públicas por meio de convênios e parcerias.
Autor do requerimento, De Assis Diniz, mencionou a importância da Aesp, e frisou que os recursos aplicados dinheiro na Academia não podem ser vistos como um “gasto”, mas sim como um “investimento estratégico, que marca o papel da qualificação dos profissionais”.
“Esses profissionais precisam ter noção do que é a cidadania, ética, e o respeito. É uma academia que nos seus 14 anos já tem mais de 18 mil profissionais que foram treinados e estão nas ruas cumprindo o seu compromisso da paz e da defesa social”, ponderou.
Hoje deputado, Sargento Reginauro já ministrou aulas na academia para policiais civis, policiais militares e bombeiros militares. Para ele, a existência da Aesp é “um grande avanço na história da formação” e um “equipamento necessário para todos”. Entretanto, o político acredita que é possível sonhar alto para que o local tenha resultados ainda melhores.
“Sabemos que podemos avançar muito mais. Eu sonho que a nossa academia tenha todos os equipamentos necessários para que a gente, de fato, não precise terceirizar nada no sentido da formação. A gente precisa, sim, sonhar cada vez mais”, disse.
Foram homenageados 20 personalidades: Leonardo D’Almeida Couto, Túlio Italo da Silva, Edmo Leite Fernandes, Pamela Costa Landim, Lidiane de Almeida Vasconcelos, Elisangela França Nogueira, Evandro Queiroz de Assunção, Luiz Cláudio Araújo, Ricardo Romagnoli do Vale, Anderson Duarte Barboza, José Humberto Silva, Fabio Vieira Correa, Sérgio Alexsandro da Silva, Joelson Pimentel da Silva, Fernando de Oliveira Silva, Arilson Nogueira Alcantara, Levi Gomes Rodrigues, Roger Vieira Alexandre, Thaylane Costa Lima e Daniel dos Santos Bezerra.
O diretor-geral da Aesp/CE, Leonardo D’Almeida Couto Barreto, explicou que além das formações iniciais, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará oferece, também, as formações continuadas, ou seja, cursos de graduação e pós-graduação, cursos de ascensão profissional e cursos temáticos para todas as forças.
“Foi-nos possível, à frente da Aesp, formar novos profissionais de segurança pública que incrementaram a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Perícia Forense. Estou falando de mais de 2.100 novos profissionais que já foram capacitados, formados e entregues a essas três instituições”, destacou.
%20.jpg)
Foto: Máximo Moura
Secretário da SSPDS/CE, Roberto Sá, que representou o governador Elmano de Freitas na sessão solene, destacou o compromisso do atual governo estadual com a Academia. Ele disse que mantém contato com a diretoria da instituição para ver o que pode fazer para tornar o espaço ainda mais excelente. “Tenho uma relação de muito carinho e respeito com academias e escolas de formação e aperfeiçoamento”, comentou.
Roberto Sá ressaltou ainda a necessidade de combater a impunidade para a criação de um ambiente mais seguro: “Para além da desigualdade, há uma coisa que a gente precisa combater todos os dias: a impunidade. Não há nação segura, em paz, em que a impunidade esteja presente. Que recado a gente dá para o criminoso se ele acaba não sendo punido?”, concluiu.
Compuseram a mesa da solenidade os deputados De Assis Diniz e Sargento Reginauro; o secretário da SSPDS/CE, Antônio Roberto Cesário de Sá; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Lima; o diretor-geral da Aesp/CE, Leonardo D’Almeida Couto Barreto; e o superintendente de pesquisa e estratégia da SSPDS/CE, Nabupolasar Alves Feitosa.
Acompanhe a Íntegra da solenidade abaixo
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo