Oradores

Guilherme Sampaio aponta avanços em propostas do Governo para a agricultura e polo automotivo

Por Narla Lopes
01/07/2025 12:08 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: José Leomar

O deputado Guilherme Sampaio (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (01/07), as mensagens enviadas pelo Governo do Estado e reforçou a importância das matérias para várias áreas de políticas públicas, pedindo apoio unânime para aprovação rápida.

Sobre a proposta 47/2025, que trata do fortalecimento da agricultura familiar, o parlamentar ressaltou o caráter inédito e inovador da política pública. “Hoje, as compras governamentais são fragmentadas entre diversos órgãos, o que não favorece a melhor interação com os produtores. Com essa centralização, teremos um órgão que conhece todo o processo produtivo, garantindo preços justos e valorizando as famílias que vivem da agricultura familiar,” disse.

Em relação ao projeto 46/2025, que consolida o polo industrial automotivo na cidade de Horizonte, afirmou que se trata de uma conquista imensa para o desenvolvimento econômico do Estado. “A implantação do polo poderá gerar um aumento estimado de 17,6% no PIB do município de Horizonte, com impacto de R$ 500 milhões no PIB do Ceará e a geração de 250 empregos diretos na primeira fase”, destacou.

Sobre a matéria 11/2025, que reestrutura o plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do Detran, ele destacou que o projeto foi elaborado em diálogo com a categoria e “garante que esses servidores terão, além das parcelas acordadas para reajustar seus salários, o direito à reposição inflacionária já aprovada pela Assembleia Legislativa”, pontuou.

O parlamentar também manifestou apoio às propostas da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), destacando o compromisso do Governo com a valorização dessas categorias e o fortalecimento das instituições.

Além disso, destacou uma audiência pública realizada nessa segunda-feira (30/06) na Alece, que classificou como uma das mais produtivas das quais participou nos últimos tempos, sobre o trabalho de cuidado na região do bairro São João do Tauape, em Fortaleza.

“Esse trabalho sustenta a economia que a gente vê e é exercido majoritariamente por mulheres, de forma invisível e sem remuneração adequada. Esse trabalho precisa ser valorizado, pois permanece invisível e tem impacto direto no funcionamento da sociedade. Por isso, precisamos criar políticas públicas específicas para reconhecer e apoiar essas cuidadoras”, disse.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também