Alece promove Seminário das Escolas Legislativas e anuncia série de encontros regionais pelo Ceará
Por Gleydson Silva02/07/2025 12:44 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou, nesta quarta-feira (02/07), a primeira edição do Seminário Estadual das Escolas Legislativas do Ceará, com o objetivo de trocar experiências, discutir os desafios e perspectivas para o fortalecimento da educação legislativa no Estado. Também foi anunciada uma série de encontros nas 14 regiões de planejamento cearenses.
O evento contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas vereadores, presidentes de câmaras municipais e gestores. Ao todo, representantes de 172 municípios inscritos tiveram a oportunidade de promover o intercâmbio institucional, consolidar parcerias e impulsionar a qualificação dos legislativos municipais.
%20.jpg)
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), enaltece as atividades da Unipace. Foto: Júnior Pio
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), reiterou a importância de ter os serviços do Parlamento à disposição da população e de qualificar os servidores para melhorar os serviços públicos. O parlamentar destacou também o desejo de que todos os municípios cearenses tenham escolas legislativas.
“Queremos que, onde haja uma escola legislativa, ela funcione adequadamente e criar nas demais que ainda não têm novas escolas para capacitar, formar e qualificar os parlamentares, assessores e servidores dentro das suas áreas de atuação, para atuarem com excelência, buscando cidadania, justiça social, democracia e transparência nas ações públicas dos parlamentos municipais”, enfatizou o chefe do Legislativo.
%20.jpg)
O deputado Simão Pedro (PSD) fala sobre os avanços da Unipace na educação legislativa. Foto: Júnior Pio
O presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), afirmou que o seminário é uma forma de trocar experiências, fomentar novos acordos de cooperação e expandir as escolas legislativas. Na ocasião, o parlamentar lançou o cronograma das oito primeiras edições dos Seminários Regionais das Escolas Legislativas. Segundo ele, a partir de agosto, haverá encontros no Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Litoral Norte, Sertão de Canindé, Maciço de Baturité, Cariri, Sertão Central e Grande Fortaleza. As demais regiões de planejamento receberão os seminários no primeiro semestre de 2026.
“Nosso objetivo é fortalecer ainda mais os vínculos entre o Parlamento estadual e os parlamentos municipais. São encontros fundamentais para fortalecer redes, valorizar boas práticas e contribuir com excelência na prestação do serviço público em todo o Ceará”, ressaltou o deputado.
Simão Pedro falou ainda das ações já realizadas pela Unipace, como o Aprova+ Alece, Programa Superação, cursos de MBA e formações técnicas. Ele anunciou que será lançada uma turma online do curso de idiomas para atender os municípios cearenses, principalmente do interior do Estado.
EXPANSÃO PARA O INTERIOR
De acordo com a diretora acadêmica da Unipace, Sarah Pinto de Holanda, o Ceará conta, atualmente, com 150 escolas legislativas municipais. Dessas, 109 possuem acordo de cooperação com a Unipace. “Estamos sempre oferecendo formação, capacitação, cursos e palestras voltados para a área de educação legislativa. Estamos em um processo de interiorização da Unipace, chegando nos municípios do interior, trocando ideias, sendo ponte, pois esse é nosso trabalho e missão”, disse.
Para o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari, as escolas de governo no Poder Legislativo são importantes para fomentar os ideais de democracia, participação política, de qualificação do servidor público e também do agente político.
“As escolas vêm para auxiliar na aproximação do Poder Legislativo com a sociedade, do eleito com o eleitor. Elas são uma nova forma de pensar o Legislativo, por meio da formação, qualificação do servidor, que vai prestar um serviço de mais qualidade. É uma nova função que surge por meio da educação legislativa”, afirmou Roberto Lamari.
O presidente da União de Vereadores do Ceará (UVC), Samuel Isidoro, ressaltou a parceria que a Unipace e a UVC têm, sobretudo para agregar conhecimento para os vereadores. Mais de 500 vereadores, conforme ele, se inscreveram para o seminário. “Nesse momento, nós estamos fazendo história com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e as câmaras municipais, levando para os nossos municípios mais conhecimento, através dos vereadores, vereadoras e dos nossos servidores”, avaliou.
Já o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, que presidia a Alece na criação da Unipace, enfatizou a importância de melhorar cada vez mais a formação de cada servidor, dentro de sua área de trabalho, para assim oferecer à população cearense um serviço digno e de qualidade. “Ninguém pode fazer bem feito aquilo que não conhece. Você pode ter liderança, você pode ter legitimidade e estar eleito, mas a sua assessoria jurídica precisa estar qualificada para o melhor desempenho das atividades. E isso só ocorre se houver uma integração entre a Assembleia Legislativa e as câmaras municipais”, observou.
%20.jpg)
Os participantes do evento assistirão a uma palestra sobre oratória. Foto: Júnior Pio
No turno da tarde, o seminário ofertará um curso de Oratória, ministrado pelo fonoaudiólogo Henrique Jorge Martins Bezerra, clínico no Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS) há 17 anos. Ele atua no atendimento a servidores públicos, deputados, comunicadores da Alece FM e Alece TV e à comunidade do entorno.
Também participaram do 1º Seminário Estadual das Escolas Legislativas do Ceará o primeiro-secretário da Alece, deputado De Assis Diniz (PT); o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Fernando Hugo (PSD); a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; o diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), Luís Eduardo de Menezes Lima; o presidente de honra da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, Toim Braga; a secretária-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/CE), Ana Paula Araújo; o superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marlos Costa de Andrade; e outros representantes de órgãos e instituições.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria