Plenário da Alece aprova projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
Por Pedro Emmanuel Goes10/07/2025 17:21 | Atualizado há 11 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (10/07), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro de 2026.
O projeto de lei 33/25, que trata da LDO 2026, é o elo entre o Plano Plurianual (PPA), que define diretrizes de médio prazo, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece o orçamento para o ano seguinte. Segundo o Poder Executivo, a proposta que determina as prioridades do Governo do Estado garante os investimentos e iniciativas conforme a necessidade popular, com desenvolvimento social e econômico de maneira equilibrada e sustentável.
Conforme o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), a proposta garante “a continuidade de políticas públicas essenciais, gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, de acordo com as normas constitucionais como os princípios de transparência, responsabilidade fiscal e justiça social”.
O PLDO aponta investimentos previstos da ordem de R$ 4,4 bilhões para o próximo ano. Também contempla obras de infraestrutura que fortalecem a base produtiva, como a construção de escolas, a implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, a duplicação do Eixão das Águas, a restauração e pavimentação de rodovias, a construção de novos hospitais regionais em Crateús, Iguatu e Baturité, além da aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário da Uece.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece firma termo de cooperação com UFC para fortalecer combate à violência política de gênero
Autor: Juliana Melo
Questão de Ordem destaca lançamento de documentário sobre as relações entre Brasil e França
Autor: Ariadne Sousa/ Com assessoria