Oradores

Pedro Matos pede explicações da Enel sobre doações retidas indevidamente

Por Luciana Meneses
12/08/2025 11:46 | Atualizado há 22 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Pedro Matos (União) - Foto: Júnior Pio

O deputado Pedro Matos (União) pediu explicações da Enel Distribuição Ceará, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta terça-feira (12/08), a respeito de doações de clientes que teriam sido retidas indevidamente.

O parlamentar afirmou que a empresa reteve indevidamente doações de cearenses destinadas a instituições filantrópicas. “Entramos com um requerimento solicitando explicações da Enel sobre os R$ 8,6 milhões retidos oriundos de doações destinadas a instituições filantrópicas. A investigação pelos órgãos responsáveis já está acontecendo e, inclusive, cobrando a disponibilização do dobro do valor que foi retido, pois muitas instituições dependiam dessas doações, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia”, justificou. 

Pedro Matos alertou também para a situação da cidade de Maranguape, após o Anuário Brasileiro de Segurança 2025 apontar o município como a cidade com maior taxa de homicídios do Brasil entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. 

“Uma cidade antigamente pacata, tranquila, hoje tem sua população ameaçada pelas facções. Enquanto tudo isso acontece, o prefeito estava num palanque imitando a Galinha Pintadinha. Esperamos que ações concretas e efetivas sejam tomadas para melhorar a vida do povo de Maranguape”, lamentou.  

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) criticou a forma como o Governo do Estado vem trabalhando a pasta da Segurança Pública. “Vimos o porta-voz do Governo, blogueiro do Estado e, curiosamente, chefe da Casa Civil afirmar que nós da oposição diminuímos o trabalho da polícia e destacamos o papel das facções. Assuma que seu governador é incompetente no assunto segurança pública e inspire-se em quem está tendo resultados, como o Ronaldo Caiado, de Goiás, que deixa a polícia trabalhar”, recomendou. 

O deputado Lucílvio Girão (PSD) pediu apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para o enfrentamento da violência em Maranguape. Já o deputado Sérgio Aguiar (PSB) deu boas-vindas ao novo colega parlamentar, que tomou posse na última semana de junho.  

Edição: Vandecy Dourado

Veja também