Oradores

David Vasconcelos pede urgência na votação de propostas em defesa de crianças e adolescentes

Por Lincoln Vieira
13/08/2025 11:57 | Atualizado há 15 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado David Vasconcelos (PL) - Foto: Júnior Pio

O deputado David Vasconcelos (PL) cobrou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (13/08), celeridade dos deputados para analisar projetos em defesa de crianças e adolescentes na Alece. 

O parlamentar ressaltou que o deputado Sargento Reginauro (União) apresentou o projeto de lei 692/2025, que dispõe sobre a prevenção, a proteção e o combate à adultização de crianças e adolescentes no Ceará. O deputado parabenizou o colega pela iniciativa. 

“Eu parabenizo o deputado Sargento Reginauro por defender um público tão indefeso. Eu faço questão de parabenizá-lo porque o Ceará teve mais de 750 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2024. De cada dez casos, sete são com crianças, um número absurdo, e as coisas ficam piores”, analisou. 

David reivindicou também a apreciação da propositura 81/2023, dos deputados Alcides Fernandes (PL) e Dra. Silvana (PL). Conforme o parlamentar, a matéria é para instalar um sistema de monitoramento e registro audiovisual das atividades de ensino nas salas de aula nas escolas públicas estaduais. 

“O deputado Alcides protocolou uma matéria que determina fiscalização nas escolas com videomonitoramento, ter uma equipe igual daqui da Alece, com câmeras mostrando nossas atitudes aqui. E por qual razão não levar a segurança às crianças? Os pais estão com medo, deixam suas crianças nas escolas e na creche porque precisam trabalhar”, salientou. 

O deputado argumentou ainda que, de 2017 a 2019, seis casos de violência sexual foram denunciados em Sobral. Para ele, os números assustam a população. “Deputados, nós estamos falando de crianças, jovens e adolescentes. A Alece tem que acelerar os trâmites para proteger as crianças, e o Governo negar isto é covardia”, avaliou. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também