Oradores

Sérgio Aguiar ressalta participação da Unale em conferência internacional

Por Luciana Meneses
13/08/2025 11:36 | Atualizado há 15 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Júnior Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) ressaltou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quarta-feira (13/08), a participação de integrantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na Conferência Anual da National Conference of State Legislatures. 

O evento aconteceu entre os dias 3 e 6 de agosto, em Boston, nos Estados Unidos, e comemorou os 50 anos da entidade norte-americana, reunindo parlamentares estaduais de diversos países das Américas e de outros continentes. 

Segundo Sérgio Aguiar, tesoureiro geral da Unale, o encontro promoveu debates importantes para o fortalecimento do Parlamento. “Tratamos de assuntos como relações políticas entre parlamentos, Inteligência Artificial, comportamento juvenil, participação feminina na política, estratégias de comunicação legislativa e parcerias internacionais para o fortalecimento das democracias”, relatou.

O deputado compartilhou a matéria do jornal Diário do Nordeste sobre os 16 municípios cearenses mais impactados no setor do agronegócio com a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Segundo os dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), três categorias sofrerão maior impacto: pescados; cera de carnaúba; e água de coco, castanha, mel e melão. 

“Essas cidades somaram pouco mais de R$ 64,7 milhões em exportações, esse ano, desses itens. Com a taxação, Fortaleza será o município mais impactado em relação a valores, totalizando U$ 17 milhões exportados no primeiro semestre desse ano; seguida por Paraipaba, com U$ 8 milhões, e Aquiraz, com U$ 6 milhões. Esses setores terão toda uma dificuldade agora para exportar. São empregos, produção que será perdida. E nossa primeira sugestão é que o governador inclua no cardápio da merenda escolar esses alimentos tão nutritivos”, avaliou o parlamentar. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também