Líder destaca ordem de serviço para construção de hospital no Sertão Central
Por ALECE09/05/2012 16:49 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), destacou nesta quarta-feira (09/05), em sessão plenária, que foi assinado ontem, no município de Quixeramobim, pelo governador Cid Gomes, a ordem de serviço para o início das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central (HRSC). Segundo ele, o novo hospital fará atendimento a casos de alta complexidade, atendendo a população dos municípios do Sertão Central e Inhamuns.
A obra, orçada em R$ 67,6 milhões, tem previsão de ser concluída em 16 meses, adiantou. Terceiro hospital regional construído no Interior pelo Governo do Estado, a unidade contará com 253 leitos, beneficiando mais de 612 mil habitantes. Destes, 15 leitos serão destinados para a emergência infantil, 30 leitos para a emergência de adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria.
O parlamentar informou ainda que o hospital além dos leitos de urgência e emergência, contará com 11 salas de cirurgias, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. A exemplo do Hospital Regional do Norte, que, segundo ele, ficará pronto em julho deste ano, o HRSC terá um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade infantil.
“Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, vem montando uma estrutura de saúde pública que não há um paralelo no Brasil. É motivo de orgulho para a população cearense, que necessita de uma saúde pública de qualidade e o governo tem feito sua parte com muito esforço e dedicação”, reconheceu, referindo-se à rede hospitalar que vem sendo construída no Interior do Estado.
Ele lembrou também que está em fase de estudo de visibilidade o Hospital Regional Metropolitano, a ser construído em Fortaleza, que também será de alta complexidade para assistência à população da Capital e Região Metropolitana.
Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) disse que esteve ontem no município de Quixeramobim e pôde contemplar a satisfação da população com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da nova unidade hospitalar. “Vai sem dúvida nenhuma drenar, fazer uma peneira ao evitar o deslocamento da população do Interior para Fortaleza”, comemorou.
O deputado Fernando Hugo (PSDB) louvou a ação do Governo em lançar mais uma obra hospitalar de grande porte no Interior, alertando para a necessidade do investimento em recurso humano, considerado por ele como “o maior drama do SUS”.
O deputado Ferreira Aragão (PDT) destacou a importância dos hospitais polos, uma vez que vai “aliviar” o Instituto Dr. José Frota (IJF), desafogando a demanda do Interior do Estado. O deputado Welington Landim (PSB) assegurou que com as obras feitas pelo Governo do Estado, o Ceará terá feito a maior estrutura hospitalar de atendimento do Brasil. No entanto, advertiu para o fechamento de hospitais em alguns municípios, como ocorreu em Juazeiro do Norte, acarretando uma lotação do Hospital do Cariri e na diminuição de leitos.
LS/CG
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo