Projeto prevê tratamento isonômico para portadores de diabetes
Por ALECE09/05/2012 13:45 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

Com a leitura do expediente desta quarta-feira (09/05), iniciou tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei 69/12, de autoria do deputado Tin Gomes (PHS). A matéria propõe que seja vedada a discriminação à criança e ao adolescente portador de Diabetes Mellitus nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas ou privadas no Estado do Ceará.
De acordo com o parlamentar, o diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. O organismo do diabético não consegue utilizar os nutrientes dos alimentos para produzir energia e mover o corpo ou para armazená-los nos em órgãos como o fígado, músculos e células gordurosas.
Tin Gomes explicou que essas crianças necessitam de políticas de ensino adequados e uma forte rede de apoio para ajudar a facilitar a sua vida e saúde. “O ideal seria que, no início de cada ano escolar, os pais das crianças com diabetes comunicassem ao diretor da escola, ao professor, ao enfermeiro e outros adultos que vão dividir a responsabilidade de cuidar de seu filho durante o dia, para chegarem a um plano que possibilite um bom cuidado da criança durante todo o ano”, acentuou.
Após a leitura do expediente, a proposição segue para as comissões técnicas para receber parecer. Em seguida, será apreciada em plenário. Em caso de aprovação, se transformará em lei.
JS/CG
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo