Ordem do Dia

Deputado José Sarto defende secretário da Saúde

Por ALECE
12/03/2014 16:40 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. José Sarto ( PROS ) - foto: Paulo Rocha

 

Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (12/03), o deputado José Sarto (Pros) rebateu críticas do deputado Heitor Férrer (PDT) contra a Secretaria da Saúde do Ceará. O pedetista teria dito que o secretário da Saúde, Ciro Gomes, não atende a decisão da Justiça quanto à compra de medicamentos específicos. Segundo José Sarto, a secretaria obedece todas as decisões judiciais, o que representou, em 2012, gastos de R$ 61 milhões e, em 2013, R$ 88 milhões. “O Ciro Gomes é um humanista e a Secretaria obedece ao que determina a Justiça”, afirmou.

Sarto destacou ações da pasta de Saúde para duas medicações citadas por Heitor Férrer. O eculizumab, utilizado para hemoglobinúria paroxística noturna, que provoca a presença de hemácias na urina, e o ipilimumab, utilizado para melanoma metastático avançado, que prolonga a vida de pacientes com câncer. “No primeiro caso, como a medicação será comprada apenas para uma pessoa, já esta sendo publicada no Diário Oficial a dispensa de licitação. No ipilimumab, medicação que servirá para muitos doentes, o Estado tem que seguir o trâmite da licitação para zelar pela economia, como manda a lei”, pontuou.

O líder do Governo na Casa desafiou o pedetista a provar a falta de distribuição de medicamentos obrigatórios. “Desafio Vossa Excelência a mostrar que a Secretaria tenha algum remédio em estoque que não está sendo entregue. A secretaria obedece à Justiça e não há má vontade do Ciro Gomes”, ressaltou.

YI/AT

Veja também

Ordem do Dia 24/09/2025

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (23/09)
Ordem do Dia 23/09/2025

Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)