Ordem do Dia

Eliane Novais critica monitoramento pelos Estados Unidos de líderes mundiais

Por ALECE
25/10/2013 15:58 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Eliane Novais (PSB) - Foto: Dário Gabriel

No tempo de liderança da sessão plenária desta sexta-feira (25/10), a deputada Eliane Novais (PSB) repudiou as denúncias da imprensa internacional que apontaram o monitoramento de 35 líderes internacionais pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos. A parlamentar citou os indícios de que o telefone celular da chanceler alemã Angela Markel foi monitorado. “É uma prática inaceitável, que revela mais uma vez a cultura belicista, invasiva e imperialista do governo norte-americano, que se diz democrático”, declarou. Eliane ressaltou que a ação viola os tratados internacionais e lembrou que o Brasil não tem histórico de terrorismo e mantém boas relações políticas e comercias com todos os países do mundo.

Em aparte, o deputado Augustinho Moreira (PV) parabenizou Eliane pelo pronunciamento e afirmou que a posição de países em desenvolvimento, como o Brasil, incomoda os Estados Unidos. “Não vamos aceitar”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, a deputada fez um apelo ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (Pros), para que coloque em votação o projeto de lei que inclui a data de 24 de março, alusiva ao Dia Internacional do Direito à Verdade, no calendário estadual. A proposta, que está no Departamento Legislativo desde 31 de outubro de 2012, segundo a parlamentar, também foi aprovada ontem na Câmara Federal, por meio de projeto de lei de Luiza Erundina. “O projeto cearense já foi aprovado nas comissões e precisa vir para o Plenário, para votação”, afirmou.
HS/CG

Veja também

Deputados durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (23/09)
Ordem do Dia 23/09/2025

Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)
Deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (09/09)
Ordem do Dia 09/09/2025

Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira