Fernanda Pessoa parabeniza Hospital Walter Cantídio
Por ALECE12/03/2014 15:34 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (12/03), deputada Fernanda Pessoa (PR) parabenizou todos que fazem parte do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), por liderar o ranking de transplantes de fígado na América Latina em 2013. Segundo ela, o hospital realizou 130 transplantes de fígado e ultrapassou o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que fez 102 transplantes ano passado.
De acordo com Fernanda Pessoa, o hospital já era referência nacional neste procedimento cirúrgico e conseguiu diminuir a taxa de mortalidade dos pacientes que estão na fila de espera, índice que caiu de 47,79%, em 2010, para 11,84%, no ano passado. “O índice de sobrevida dos pacientes transplantados foi de 84,3% em 2013, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos”, ressaltou.
A parlamentar informou que o número de transplantes de fígado no Ceará quase triplicou em sete anos. Segundo Fernanda Pessoa, em 2013, foram 194 no Estado. Além da UFC, os procedimentos também foram realizados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital São Carlos.
“Fico muito feliz em ver que o nosso Estado foi o que mais realizou transplantes no Brasil, em relação a sua população, sendo 23 transplantes por milhão de população. Já em números absolutos, o Ceará ficou em segundo lugar no Brasil, atrás de São Paulo. E o Hospital Universitário Walter Cantídio foi o que mais contribuiu para isso. Dos 88 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2013, 59 aconteceram no Hospital Universitário”, acrescentou.
LS/AT
Veja também

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.