Notícias

Alece lança projeto especial com foco na atuação da Casa pelos direitos das mulheres

Por ALECE
26/03/2024 16:10 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Arte: Núcleo de Publicidade/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Coordenação de Comunicação da Casa, lança, neste mês, projeto especial sobre a Procuradoria Especial da Mulher da Casa e a ampla atuação da Alece na busca pela efetivação dos direitos das mulheres em todo o Ceará. 

O Núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário lança a edição especial “Mulher Cearense, Mulher de Direitos”, em formato digital. A publicação mostra a história, a expansão e a atuação da Procuradoria Especial da Mulher, com entrevista da procuradora, deputada Lia Gomes (PDT), além de outras entrevistadas com forte atuação na pauta, como a vice-governadora e secretária de Mulheres do Estado, Jade Romero; a senadora Augusta Brito; a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele e a secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade. 

O projeto especial conta ainda com webdoc de mesmo nome, que traz a trajetória de luta das mulheres ao longo da história, que desencadeou a instituição de órgãos que atuam em defesa dos direitos das mulheres, como é o caso da PEM da Alece. 

Também é destaque o audiodocumentário “Poder Feminino”, da FM Assembleia, que faz parte de uma série de conteúdos especiais para marcar o Dia Internacional da Mulher. A matéria especial celebra também os 12 anos de atuação da PEM em defesa das mulheres e na promoção de uma maior participação feminina nas diferentes esferas sociais, registrando importantes avanços na proteção dos direitos desse público.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), ressalta que a Casa se destaca pela forte atuação na promoção da equidade de gênero. Para ele, com o intuito de evidenciar esse conjunto de ações, a Comunicação da Casa se destaca como elemento essencial. 

“Os avanços que conquistamos nos últimos anos são fundamentais para assegurar os direitos das mulheres, mas eles não teriam o mesmo impacto social se não fossem impulsionados pela Comunicação da Casa, sempre engajada nas pautas que ressaltam a atuação feminina e na divulgação do apoio que ofertamos àquelas que sofrem preconceito, violência ou com obstáculos no acesso a seus direitos. As causas femininas estão presentes durante todo o ano na linha editorial dos veículos de comunicação da Alece, mas em março direcionamos mais holofotes para esse tema”, pontua o presidente do Legislativo.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E TV ASSEMBLEIA

Além do projeto especial, o público conta ainda com as matérias produzidas pela Agência de Notícias da Alece e pela TV Assembleia. 

A Agência de Notícias lançou uma série de matérias que trata das conquistas obtidas pela mulher no âmbito político, como o direito ao voto e os espaços alcançados nos parlamentos, destacando o protagonismo feminino em cargos de gestão na Casa Legislativa cearense e mostrando a mobilização dos homens por meio da campanha Laço Branco, que convoca o público masculino a participar ativamente da luta pelo fim da violência contra a mulher.

As programações da TV Assembleia e da rádio Assembleia, assim como o podcast Poder Feminino, o Núcleo de Mídias Sociais e a Publicidade da Casa também uniram esforços para cobrir os eventos da Alece alusivos ao mês de março, como a 2ª Marcha em Defesa das Mulheres, bem como para apresentar ações implementadas pelo Movimento de Mulheres do Legislativo Cearense, leis aprovadas e projetos que tramitam para garantir os direitos das mulheres. Além disso, boas histórias de vida das nossas servidoras e de algumas cearenses de destaque complementam esses conteúdos especiais.

Confira a página com os produtos do especial “Mulher Cearense, Mulher de Direitos”.

Da Redação

Veja também