Notícias

Alece entrega último lote com equipamentos das cozinhas solidárias em Fortaleza

Por Davi Holanda
11/04/2024 17:02 | Atualizado há 6 dias

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira (11/04), a décima primeira e última entrega de 858 equipamentos e utensílios a 29 unidades sociais produtoras de refeições (cozinhas solidárias) integrantes do lote 9 do programa Ceará Sem Fome, fomentado pelo Governo do Estado.

A assinatura do termo de cessão de uso foi realizada no Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), presente no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza. A unidade gerenciadora do lote é a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Floresta (ACFLOR).

Os bairros contemplados nesta última etapa foram: Ancuri, Barroso, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Parque Santa Maria e Pedras.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, informou que cerca de R$ 140 mil foram aplicados somente neste lote. Ela destacou ainda que, desde a pandemia, a Alece é uma das assembleias estaduais do País mais atuantes no combate à fome.

“Com o investimento que a Assembleia Legislativa fez na obtenção desses equipamentos, que são de cunho industrial, a gente melhora o atendimento das pessoas que recebem as quentinhas e o fazer do alimento também, que se torna mais rápido, higiênico e apropriado”, considerou.

Entre os 858 produtos entregues hoje para as unidades produtoras estão desde eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, até utensílios básicos, como panelas e tábuas de corte. Luiza fez ainda um balanço das 11 entregas, que contemplaram os 121 bairros da capital cearense.

“Ao todo, nós atendemos mais de 280 cozinhas de Fortaleza e somamos mais de 7 mil equipamentos entregues. Então é realmente um investimento de grande envergadura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para a melhora do funcionamento dessas cozinhas”, completou.

Presidente do Idesq, Leda Silva, diz que doações farão a diferença na produção dos alimentos - Foto: Máximo Moura

 

Leda Silva, presidente do Idesq, que é uma das organizações beneficiadas com o lote atual, relatou sua alegria e satisfação com a entrega dos novos equipamentos. Segundo ela, a produção das quentinhas será facilitada com o uso de panelas adequadas, frigideiras, liquidificador, facas e com a chegada do freezer. 

“No início, não tínhamos quase nada, a gente se arrumava com o que tinha, no improviso. Então esse momento é um marco e vai fazer grande diferença na vida do Idesq e das famílias que a gente atende”, assinalou.

Celebrando a doação, o presidente da ACFLOR, Ednardo Bezerra, disse que, com a chegada dos novos equipamentos, as cozinhas solidárias irão produzir os alimentos de forma mais adequada e antecipada. “Está sendo uma festa para todos nós. As nossas cozinhas estão contagiadas de satisfação por conta do recebimento desses equipamentos, que, com certeza,  irão facilitar muito o nosso trabalho”, comemorou.

CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/2023, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos.

Ao todo, foram entregues 7616 novos equipamentos e utensílios para 287 cozinhas solidárias, por meio das unidades gerenciadoras da capital.

O primeiro lote de equipamentos foi entregue no dia 28 de fevereiro para 22 cozinhas solidárias. A segunda entrega aconteceu no dia 5 de março, com a distribuição de itens para equipar mais 24 cozinhas. Já a terceira entrega foi no dia 7 de março e contemplou 26 cozinhas. 

O quarto lote beneficiou 30 cozinhas, no dia 11 de março. Outras 32 unidades foram beneficiadas no quinto lote. Na sexta entrega, 25 cozinhas solidárias foram contempladas, com mais 25 sendo beneficiadas na sétima entrega, no dia 21 de março.

No dia 26 de março, 27 cozinhas do programa Ceará Sem Fome, em Fortaleza, receberam materiais novos na oitava entrega. No dia 1º de abril, a nona entrega beneficiou mais 25 unidades com a doação de equipamentos. Já no dia 03 de abril, dia da décima entrega, 22 cozinhas solidárias foram beneficiadas com equipamentos e utensílios. Por fim, mais 29 unidades sociais produtoras de refeições foram beneficiadas na última entrega.

Edição: Clara Guimarães

Veja também