Notícias

Alece entrega doação de equipamentos para mais 27 cozinhas solidárias

Por Juliana Melo
26/03/2024 19:31 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

Nesta terça-feira (26/03), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou a 8ª entrega de eletrodomésticos e utensílios que fazem parte do segundo lote de doações oferecidas pela Alece para apoiar programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. 

 A assinatura do termo de doação à campanha aconteceu no Instituto de Defesa da Cidadania Social - ACFlor, no bairro Jardim Iracema. Ao todo, serão beneficiadas unidades sociais produtoras de refeições (cozinhas solidárias) de 10 bairros: Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Centro, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Iracema, Moura Brasil, Pirambu e Praia de Iracema.

Representando o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, destacou que 27 cozinhas comunitárias receberão as doações de cerca de 800 equipamentos, totalizando mais de R$ 130 mil. "Estamos há mais de um ano de trabalho para realizar essas entregas. Esse é um momento muito prazeroso para a Assembleia. Já foram distribuídos em torno de sete  mil equipamentos e utensílios no total. São equipamentos que vão ajudar na melhoria do funcionamento das cozinhas", ressalta.

Uma das fundadoras da União dos Moradores do Jardim Iracema (Umjir), Cristina França, iniciou uma cozinha solidária no bairro há 40 anos. Ela reforça que essa é uma caminhada de lutas, mas também de resultados, e agradeceu ao Governo do Estado e à Alece pelo trabalho que está sendo realizado no combate à fome. "Essa é uma caminhada desafiadora, mas nós não estamos sozinhos", pontuou.

Atual presidente da Umjir, Paulo José Rodrigues explica que o apoio do programa Ceará Sem Fome e as doações de equipamentos "têm sido um grande apoio, no sentido de reforçar as ações que a gente já desenvolve e fortalecer o engajamento comunitário. Atender essas 100 pessoas por dia não é tarefa fácil. Com a doação, é possível potencializar não só aqui, mas em todo o Ceará", destaca.

Foto: Dário Gabriel

A Associação São Vicente de Paulo foi uma das entidades beneficiadas. Segundo o coordenador, padre Paulo Pedro Ribeiro, a doação de refeições foi um trabalho iniciado durante a pandemia. Ele acredita que os novos equipamentos farão muita diferença, pois o local funcionava com utensílios emprestados, oferecendo 200 refeições diárias. "Agora fica a missão trabalhar mais e atender  essas pessoas com mais autonomia", pontua.

O coordenador do Programa Ceará Sem Fome, Cícero Cavalcante, ressaltou que "estamos lutando hoje para, no futuro romper com essa realidade, essa chagaque atinge nosso povo, que é a fome". Ele informou que o programa deve ganhar novas vertentes e também vai buscar oportunizar às pessoas terem uma qualificação para mercado ou para o empreendedorismo. 

Estiveram presentes também o presidente do Instituto de Defesa da Cidadania Social - ACFlor, Ednardo Bezerra, além de lideranças comunitárias e representantes de entidades.

CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/23, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos.

Ao todo, foram realizadas oito entregas de cerca de 5.630 novos equipamentos e utensílios para 184 unidades gerenciadoras das cozinhas solidárias na capital, distribuídos nas cozinhas solidárias de 85 bairros da Capital.

O primeiro lote de equipamentos foi entregue no dia 28 de fevereiro para 22 cozinhas solidárias. A segunda entrega aconteceu no dia 5 de março, com a distribuição de itens para equipar mais 24 cozinhas.

Já a terceira entrega aconteceu no dia 7 de março e contemplou 26 cozinhas. O quarto lote beneficiou 30 cozinhas, no dia 11 de março. Outras 32 unidades foram beneficiadas no quinto loteNa sexta entrega25 cozinhas solidárias foram contempladas, com mais 25 sendo beneficiadas na sétima entregano dia 21 de março.

Edição: Lusiana Freire

 

 

Veja também