Notícias

Alece realiza entrega de equipamentos para 30 cozinhas solidárias nesta segunda-feira

Por Pedro Emmanuel
11/03/2024 17:51 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Nizo Costa ( de blusa branca) representa a Alece na assinatura de cessão de uso de equipamentos - Foto: Dário Gabriel

Nesta segunda-feira (11/03), foi a vez de 30 cozinhas solidárias receberem equipamentos e utensílios doados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), parceira do Governo do Estado no programa Ceará Sem Fome. A assinatura do termo de cessão de uso dos 880 equipamentos doados à campanha aconteceu no Instituto Maria da Hora, localizado no bairro Henrique Jorge.

As unidades contempladas pelo lote estão distribuídas em 11 bairros: Autran Nunes, Bela Vista, Conjunto Ceará, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Henrique Jorge, João XXIlI, Jóquei Clube e Pici. As cozinhas fornecem atualmente 3.000 refeições por dia aos moradores em situação de vulnerabilidade da região. 

Representando a Alece durante a entrega, o deputado Nizo Costa (PT) reforçou a iniciativa do governador Elmano de Freitas e a participação da Alece na campanha. 

“Elmano é uma pessoa dos movimentos sociais, que sabe a realidade das pessoas e não tem medido esforços para melhorar a vida dos cearenses, seja com o Ceará Sem Fome, a primeira iniciativa de sua gestão, ou por outras ações, como a realização do mutirão de cirurgias eletivas ou a criação do programa VaiVem, e a Alece sempre participando ativamente daquilo que vem em benefício dos cearenses”, disse. 

Ele também comentou a importância das cozinhas para as pessoas que elas assistem. “É um trabalho muito sério o que essas cozinheiras e cozinheiros realizam, muitos de forma voluntária e com muitas dificuldades. Toda cidade do interior que visito tem uma cozinha comunitária, e garanto que elas fazem toda a diferença na vida das pessoas”, defendeu.

Entre as requisições para participar do projeto Ceará Sem Fome está a qualificação profissional das cozinheiras e outros voluntários que atuam na produção dos alimentos distribuídos. Conforme Amanda Maranha, gerente-geral do Instituto Maria da Hora, unidade gerenciadora das 30 cozinhas beneficiadas hoje, a entrega dos equipamentos, além de melhorar a qualidade da produção, vai possibilitar que ações voltadas para o empreendedorismo sejam implantadas nas unidades.

Os novos equipamentos, de acordo com ela, vão possibilitar a criação de oportunidades profissionais para os trabalhadores. “Estamos trabalhando na implantação de uma padaria artesanal em uma de nossas unidades, além da promoção de cursos que vão reforçar a qualificação dos voluntários que atuam conosco. São ações que geram oportunidades para que sigam em frente em suas vidas profissionais, dando espaço nas cozinhas para outros”, observou.

Presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Henrique Jorge, Felipe Rodrigues destaca a importância da ajuda para a comunidade - Foto: Dário Gabriel

Felipe Rodrigues, presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Henrique Jorge, frisou que os maiores beneficiários dessas doações serão aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. A associação, segundo ele, ganha um reforço na produção de refeições, atividade que já realiza há 42 anos. 

“Sentimento de gratidão. Estamos nessa atividade há muito tempo e ainda promovemos outras ações para os moradores, voltadas para o esporte, para a cultura. Então, como trabalhamos com estrutura própria, toda ajuda é bem-vinda, e esse reforço em equipamentos que recebemos é muito necessário”, disse. 

A cerimônia de entrega contou com a participação de representantes do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, da Secretaria de Articulação Política do Estado, da Câmara Municipal de Fortaleza, além de lideranças comunitárias participantes do Ceará Sem Fome.
 

CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/23, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos. 

Ao todo, foram realizadas quatro entregas para unidades gerenciadoras das cozinhas solidárias na capital. As cozinhas estão localizadas nos bairros Aldeota, Autran Nunes, Barra do Ceará, Bela Vista, Bom Jardim, Bonsucesso, Cais do Porto, Conjunto Ceará, Couto Fernandes, De Lourdes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal, Henrique Jorge, Jardim Guanabara, João XXIII, Jóquei Clube, Meireles, Mucuripe, Papicu, Pici, Siqueira, Varjota, Vicente Pinzón e Vila Velha. 

primeiro lote de equipamentos foi entregue no dia 28 de fevereiro para 22 cozinhas solidárias. A segunda entrega aconteceu na última terça-feira, 05/03, com a distribuição de itens para equipar mais 24 cozinhas. Já a terceira entrega aconteceu na última quinta-feira 07/03, e contemplou 26 cozinhas.  

As próximas entregas estão programadas para os dias 13 de março, no Instituto de Educação Espírita Solar dos Girassóis, localizado no bairro José Walter, e dia 15 de março, no Conselho Comunitário Parque São José, localizado no bairro Parque São José. 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também