Ensino de Cidadania Digital nas escolas é tema do programa Um Lugar de Fala
Por Juliana Melo/com Assessoria03/05/2024 15:21 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
Nesta segunda-feira (06/05), às 9h20, o programa Um Lugar de Fala, da TV Assembleia (canal 31.1), debate a implementação da disciplina de Cidadania Digital nas escolas. O objetivo é combater o bullying nas redes sociais e falar sobre o uso seguro da internet.
Foram convidadas para discutir o tema a professora da disciplina de Cidadania Digital Alyne Castro e a psicóloga Renata Santana. Elas destacam detalhes da disciplina, as principais consequências do uso indevido das redes sociais pelos jovens e como o bullying reverbera nos relacionamentos dentro e fora das redes, atingindo também a vida adulta, em suas relações pessoais ou profissionais.
O bullying ganhou novas formas com a ascensão do mundo digital, apontando a necessidade urgente de combate. Para enfrentar esse desafio, a ONG Safernet, em colaboração com o governo do Reino Unido, lançou um projeto que visa capacitar professores para lidar com o bullying on-line. O intuito é desenvolver competências de cidadania digital entre os alunos do ensino médio, promovendo bem-estar, privacidade, convivência e segurança nas interações on-line.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Janaína Gouveia e Luciana de Andrade. As imagens são dos cinegrafistas Pedro Paulo e Meire Alves.
O programa é exibido às segundas-feiras, a partir das 9h20, com transmissão pela TV Assembleia, FM Assembleia (96,7MHz) e no canal da Assembleia Legislativa no YouTube. A reprise acontece às 22h, na segunda-feira; 21h30, na quarta; 20h30, na sexta, e 22h, no sábado.
A transmissão da TV pode ser vista: Fortaleza: canais 31.1 e 7.3 (digital); TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Alares (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Sobral: canal 31.1; em Juazeiro do Norte: canal 7.3.
Edição: Clara Guimarães
Veja também