Programa O Parlamento e Sua História completa 14 anos aproximando a sociedade do Legislativo
Por Giovanna Munhoz/Com Assessoria15/04/2025 13:05 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O programa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) O Parlamento e Sua História completa, nesta terça-feira (15/04), 14 anos de existência. Coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Casa, a proposta oferece visitas mediadas aos estudantes cearenses de instituições públicas e privadas visando à aproximação dos jovens e do Parlamento, além de contribuir com o conhecimento do Poder Legislativo e desenvolvimento da cidadania.
O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, explicou que o projeto iniciou em 15 de abril de 2011, com a visita de duas instituições: a Escola de Ensino Médio Enoe Brandão Sanford, localizada em Maracanaú, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
“As visitas mediadas sempre envolveram a exposição do Malce e o conhecimento do funcionamento do Legislativo. Com o tempo, algumas mudanças foram acontecendo, e hoje os estudantes passam mais tempo aprendendo sobre a história do Brasil e do Ceará na exposição permanente, por exemplo”, assinalou.
Paulo Roberto destacou que, com o crescimento do projeto e a contemplação de novas atividades dentro da ideia, o que era projeto se tornou um programa permanente da Alece que realiza diversas ações, entre elas o Sextou no Malce, que aproxima servidores da Casa e sociedade cearense ao Legislativo estadual. “O Parlamento e Sua História se transformou em uma espécie de guarda-chuva, contemplando editoração de livros, realização de seminários e palestras, rodas de conversa, exposições de curta duração e demais atividades”, disse.
%20.jpg)
O deputado Guilherme Sampaio (PT) recepciona estudantes de Aquiraz no Plenário 13 de Maio - Foto: Bia Medeiros
O coordenador do Malce enfatizou que O Parlamento e Sua História, como programa permanente da Casa, contribui com o crescimento e conhecimento da sociedade sobre a política e a cidadania. “Além de proporcionar que os estudantes cearenses, segmento expressivo da nossa sociedade, conheçam mais sobre o Poder Legislativo e sobre sua história, memória e cultura, o programa tem muito mais a oferecer”, disse.
Através da proposta, cerca de 60 mil alunos já visitaram a sede do Parlamento cearense para conhecer a exposição permanente administrada pelo Malce e também locais relevantes da Casa, como o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa e a sede da Alece FM. Os números das visitas mediadas não somam o período da pandemia, durante os anos de 2020 a 2022, quando o programa ficou parado, respeitando as regras de isolamento social.
As visitas por meio do programa O Parlamento e Sua História são realizadas de terça a quinta-feira, em grupos de até 45 pessoas, a partir de um agendamento prévio pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
%20.jpg)
As visitas aguçam a curiosidade pela história e memória do Parlamento cearense - Foto: Bia Medeiros
MALCE
O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce) foi criado em 1997 e reinstalado em 2010, sob nova concepção historiográfica, museológica e expográfica.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade