Sessão solene celebra o Dia da Marinha e os 160 anos da Batalha do Riachuelo
Por Guilherme de Andrade11/06/2025 12:15 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima quinta-feira (12/06), às 17h, sessão solene para celebrar o Dia da Marinha, bem como os 160 anos da Batalha do Riachuelo. O evento atende a requerimento do deputado Heitor Férrer (União) e acontece no Plenário 13 de Maio, localizado no prédio principal da Casa Parlamentar.
A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, durante a Guerra do Paraguai, e “foi uma vitória decisiva para o Brasil”, aponta Heitor. Ela aconteceu às margens do arroio Riachuelo, afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina.
“O controle dos rios da Bacia do Prata era estratégico para as comunicações entre o Oceano Atlântico e os contrafortes orientais da Cordilheira dos Andes”, completou o deputado. As forças brasileiras foram compostas por nove navios de guerra, armados com 59 bocas de fogo, e cerca de 2500 militares, liderados pelo almirante Francisco Manuel Barroso da Silva.
Por ser um dos acontecimentos mais importantes da Guerra do Paraguai, “a data em que ocorreu a Batalha do Riachuelo é celebrada como uma data magna da Marinha do Brasil”, explica Heitor Férrer.
SERVIÇO
Sessão Solene em comemoração ao Dia da Marinha e os 160 anos da Batalha do Riachuelo
Data: 12 de junho de 2025.
Horário: 17h
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece comemora 26 anos do Cotam e debate importância e valorização da corporação
Autor: Pedro Emmanuel Goes