Notícias

Programa Autores e Ideias recebe a escritora Nina Rizzi, autora do livro "Diáspora não é Lar"

Por ALECE
10/06/2025 12:04

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (10/06), às 20h, o programa Autores e Ideias, da Alece FM (96,7 MHz), recebe a escritora, tradutora e professora Nina Rizzi, autora do livro: “Diáspora não é Lar”, publicado pela editora Pallas.

A publicação explora a experiência em diáspora do povo preto e a busca por sua identidade num mundo que frequentemente nega o pertencimento. É uma reflexão poética sobre memória, ancestralidade e relações familiares, especialmente entre mulheres negras. Com temas como a luta pela liberdade e a importância da comunidade, Nina Rizzi nos mostra a necessidade de reimaginar o lar e a identidade num contexto de deslocamento e perda, em que a diáspora, embora não seja lar, é um espaço de resistência e reinvenção.

Nina Rizzi é escritora, tradutora, pesquisadora e professora. Formada em História pela Unesp e mestra em Literatura Comparada pela UFC, traduziu obras de Alejandra Pizarnik, Susana Thénon, Bell Hooks, Alice Walker, Toni Cade Bambara, Ijeoma Oluo, Abi Daré, entre outres. É autora de “Tambores pra n’zinga”, “Quando vieres ver um banzo cor de fogo”, “Sereia no copo d’água” e do infantil “A melhor mãe do mundo”, entre outros.  ​

O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. 

Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h. Acompanhe também em podcast nas principais plataformas de streaming. 

 Da Redação/com Assessoria

Veja também