Notícias

Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Alece realiza primeira reunião

Por Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
09/07/2025 16:29 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Criação do Plano de Logística Sustentável da Casa reúne diversos setores - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (09/07), a primeira reunião da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Casa. O encontro marca o início das discussões para a construção do PLS.

Instituída pelo Ato da Presidência nº 113/2025, a comissão é coordenada pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que integra o Comitê de Responsabilidade Social (CRS). O orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Yuri Passos, afirma que o PLS é um desdobramento do Ato Normativo nº 348, de 2024, que instituiu a Política de Sustentabilidade na Alece

“Dentro dessa política, a gente tem alguns desdobramentos, que são a criação da comissão gestora, a criação de um Plano de Logística Sustentável (PLS) e a publicação de um guia de compras e contratações para serviços e produtos também sustentáveis”, detalha.

Ele destaca que o PLS é um comprometimento a longo prazo da Assembleia Legislativa com relação à promoção de atividades de sustentabilidade. A comissão tem uma formação diversa e mais órgãos da Alece serão incluídos para garantir a ampla participação.

A criação do PLS está em consonância com normativas federais e boas práticas de gestão pública, buscando promover o uso racional dos recursos naturais, a redução de gastos, o incentivo à coleta seletiva, a eficiência energética, o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental.

Na reunião inaugural, compareceram representantes de setores como a Coordenação de Desenvolvimento Institucional (Codins), Procuradoria, Central de Contratações, Diretoria Administrativa, Logística e Engenharia.

Planejamento estratégico

A coordenadora da Codins, Heline Joyce, ressalta a importância da participação do órgão no desenvolvimento do PLS. “Nós coordenamos os projetos da Casa, sobretudo, o planejamento estratégico, que é o Alece 2030, por isso, temos uma visão geral dos órgãos da Casa, o que contribuirá para os trabalhos do PLS”, pontua.

Na prática, segundo Heline, a Codins atuará para que todos os setores caminhem com o mesmo objetivo e que não haja sobreposição de funções. 

Heline Joyce indicou que as reuniões da comissão acontecerão a cada 45 dias e que a perspectiva é de que o processo seja efetivado ainda no segundo semestre de 2025. Após finalizado, o PLS passa pelo Comitê de Gestão Estratégica (Coge) para ser validado.

Edição: Samaisa dos Anjos

Veja também