Inesp realiza publicações e eventos científicos no primeiro semestre de 2025
Por Júlio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece31/07/2025 09:32
Compartilhe esta notícia:

O Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi criado com o objetivo de qualificar os debates em torno de questões da agenda pública, orientando a tomada de decisões do Parlamento cearense. O órgão realiza essa missão a partir da publicação de obras literárias, técnicas e autorais, estudos e pesquisas de temas necessários ao desempenho parlamentar.
De acordo com o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, nesse primeiro semestre de 2025, o Inesp lançou 16 livros; realizou quatro solenidades do projeto Inesp Ciência, com palestras, homenagens e premiações, e divulgou 24 edições do “Dicas de Português”.
Além disso, publicou 42 livros, entre digitais e físicos, todos com Padrão Internacional de Numeração de Livro (ISBN); relançou 18 obras; produziu três "Boletins Inesp"; distribuiu 16 “Inesp Informa" e entregou seis "Inesp Ciência Informa".
GRANDES EVENTOS
Uma marca do órgão é a realização e a participação em eventos de fomento à ciência. Nesse sentido, João Milton Cunha elenca algumas das principais iniciativas do Inesp nessa área.
Estande do Inesp na XV edição da Bienal Internacional do Livro, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará - Foto: Marcos Moura / Alece
"O primeiro semestre de 2025 foi marcado por três grandes eventos. O primeiro foi a Bienal Internacional do Ceará, em que o instituto mais uma vez se fez representar com as edições Inesp. Tivemos um belíssimo estande digital, homenageando as mulheres, que era a temática da Bienal. Só levamos livros digitais que tinham presença feminina e lançamos na Bienal o livro da primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, que é um coletivo de autores sobre violência política de gênero", disse.
Foi realizado ainda um evento em homenagem aos 75 estudantes aprovados no vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) de 2025. "Estes já são os primeiros alunos do ITA Fortaleza, que iniciará as atividades em um ano e meio", explicou o diretor. Também, em consonância, a realização de homenagem semelhante para os 29 aprovados no vestibular de 2025 do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Maya Capdevila, medalhista de ouro da Maratona Tech. Ela faz parte de escola situada em Jijoca - Foto: Máximo Moura / Alece
João Milton destacou ainda a participação do Inesp nas Olimpíadas Científicas. Nesse primeiro semestre, a Alece sediou a cerimônia de premiação dos 74 estudantes, das redes públicas e particulares do Ceará, medalhistas regionais da Maratona Tech, uma das maiores olimpíadas de tecnologia da educação básica do País, realizada pela organização Cactus. "É uma olimpíada de tecnologia, que nós fizemos a premiação em parceria".

Alunas premiadas no Torneio de Física para Meninas (TFM) - Foto: Dário Gabriel / Alece
O Inesp também realizou cerimônia de premiação para homenagear 56 estudantes medalhistas de escolas públicas e privadas do Ceará do Torneio de Física para Meninas (TFM), em parceria com a Coordenação Nacional e Acadêmica do Torneio de Física para Meninas (TFM), incentivando a participação de jovens estudantes mulheres na área de ciências exatas.
Saiba mais
Confira mais informações sobre os projetos desenvolvidos pelo Inesp aqui.
Edição: Ana Vitória Marques
Veja também

Projetos da Alece propõem fortalecimento de políticas de proteção animal no Ceará
Autor: Giovanna Munhoz
Comitiva relata na Alece impressões de visita a unidades socioeducativas do Estado
Autor: Ricardo Garcia