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Assembleia inicia implantação do ISO 9001 nas comissões técnicas

Por ALECE
13/02/2012 15:14

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Implantação do ISO 9001 - Foto: Máximo Moura

 

A Assembleia Legislativa começou nesta segunda-feira (13/02) o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas comissões técnicas da Casa. A medida faz parte do novo plano gestor para modernização do Legislativo, iniciado no ano passado por decisão do presidente do Parlamento, deputado Roberto Cláudio (PSB).

Na manhã desta segunda-feira, o consultor e auditor de sistema de gestão, Fernando Silva, responsável pela implantação do novo programa na AL, fez uma explanação para os servidores do setor sobre o que é a certificação ISO 9001. O diretor adjunto-operacional da AL, Júlio Ramon, explica que a ideia é estruturar os processos e melhorar o fluxo dos documentos na Casa, dando maior celeridade e transparência aos serviços efetuados.

Ainda conforme Ramon, o workshop será dividido por grupos de comissões. Ele adianta que, na segunda-feira (27/02) o trabalho será realizado com servidores das quatro comissões de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Fiscalização e Controle. O trabalho com essas quatro comissões vai se estender por todo o primeiro semestre.

As demais comissões (14) serão posteriormente divididas em dois grupos de sete, cada. A capacitação delas será no segundo semestre de 2012. A expectativa é de que até o fim do ano todas as comissões tenham recebido a certificação.

A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.

Na AL, o primeiro setor a receber a certificação de qualidade dos serviços ISO 9001 pela BSI (British Standards Institution) foi a Consultoria Parlamentar. A Assembleia do Ceará é o segundo Legislativo estadual do País a ter a certificação de qualidade.
LS/AT

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