Oradores

Dedé destaca aumento do investimento em educação com aprovação do PNB

Por ALECE
28/06/2012 16:36

Compartilhe esta notícia:

Dep. Dedé Teixeira (PT) - Foto: Paulo Rocha

Na manhã desta quinta-feira (28/06) na Assembleia Legislativa, o deputado Dedé Teixeira (PT) ressaltou a decisão do Congresso Nacional de ampliar para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) os investimentos em educação, ao longo dos próximos dez anos.

“Com a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, que deve ser efetivado em breve, praticamente vai duplicar o investimento em educação. Isso garante a universalidade e, principalmente, a qualidade do ensino, fazendo com que as escolas municipais e estaduais nos ensinos fundamental, médio, profissional e universitário possam ser os grandes sustentáculos do pleno desenvolvimento do Brasil no século XXI”, disse.

Para o petista, este é um avanço significativo, pois hoje não são investidos mais do que 5% do PIB em educação e, a decisão de aumentar esse investimento em meio por cento ao ano, pode garantir que o ensino seja melhorado, efetivamente, e não só no discurso.

“A infraestrutura em educação já é um caminho que os governos Federal e estadual buscam. Mas a questão do salário do professor ainda é um caminho bastante longo a percorrer. Se compararmos o salário da educação com o de outras categorias, veremos a disparidade. O Brasil ainda está longe de pagar bem os profissionais da educação”, acrescentou.

Dedé salientou ainda, que a luta pelos 10% do PIB para a educação deve ser de todos os cidadãos brasileiros, para que se possa ampliar cada vez mais os investimentos.

Ele falou sobre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia que estão sendo implantados em todo o Estado, lembrando que teve a oportunidade de visitar o município de Cedro, onde existe um Instituto Federal focado na vocação econômica da região.

“Cerca de 1.500 alunos que ali estudam têm sido o diferencial de desenvolvimento para aquela cidade e para os municípios do entorno. Com isso, entendemos a importância da ampliação do ensino público de qualidade no País”, complementou.
RT/CG

Veja também