Oradores

Dedé Teixeira ressalta inocência do deputado federal José Guimarães

Por ALECE
03/07/2012 14:05

Compartilhe esta notícia:

Dep. Dedé Teixeira (PT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (03/07), que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) livrou o vice-líder do Governo Dilma, deputado José Guimarães (PT-CE) da ação de improbidade administrativaque que ele figurava como réu. O parlamentar foi acusado de envolvimento no episódio em que um assessor dele, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil escondidos na cueca, e mais R$ 209 mil numa maleta de mão.

São fatos assim que nos mantém confiantes na Justiça. Filho de Quixeramobim, Guimarães é e sempre foi comprometido com o povo do Ceará”, afirmou, destacando a influência do deputado e o seu trabalho de articulador em prol do Estado. A Primeira Turma do STJ acolheu, por unanimidade, no último dia 21 de junho, recurso para determinar que José Guimarães não figure mais como réu na ação que tramita na 10ª Vara Federal em Fortaleza. “Ele está livre do processo no qual estava injustamente acusado e essa decisão do STJ deve acabar com o estigma que o deputado sofre desde 2005”, comentou. Dedé Teixeira ressaltou que Guimarães, atual coordenador da bancada do Nordeste, é cotado para assumir a liderança da bancada federal em 2013.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado estadual cobrou melhorias para a comunidade Boca do Forno, de Aracati, que vem enfrentando dificuldades para atravessar trecho do rio Jaguaribe. Segundo ele, a Marinha proibiu a passagem de canoas e é preciso urgentemente construir uma passagem molhada no local.

“São 20 mil pessoas que dependem dessa travessia, que é insalubre perigosa. Apesar de pertencer ao município de Aracati, a comunidade depende muito das atividades em Itaiçaba”, disse. Ele adiantou que marcará um novo debate, ainda em julho, na tentativa de solucionar a questão definitivamente. “Já tivemos uma audiência pública para discutir a necessidade de obras complementares ao Canal do Trabalhador e que beneficiariam a comunidade Boca do Forno. Aquela localidade precisa de uma atenção especial”, reforçou.
MM/AT

Veja também