Eliane apresenta documento síntese do 1º Encontro Programático PSB/Rede
Por ALECE28/11/2013 17:29 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quinta-feira (28/11), a deputada Eliane Novais (PSB) apresentou o documento síntese decorrente do 1º Encontro Programático PSB/Rede, realizado no dia 28 de outubro, em São Paulo. A parlamentar explicou que o documento será hospedado numa plataforma comum dos dois partidos para receber as contribuições de cidadãos no período de 28 de dezembro a 1º de fevereiro de 2014.
“Estamos abertos para receber os comentários e sugestões no site www.mudandoobrasil.com.br”, disse. A partir das contribuições que forem acolhidas, o documento será a referência que indicará as diretrizes e eixos, que serão observados na formulação do Programa de Governo da coligação PSB/Rede.
A parlamentar explicou que no dia 5 de outubro, quando a Rede de Sustentabilidade e o Partido Socialista Brasileiro anunciaram a decisão de formar coligação política e eleitoral em torno de um programa comum para 2014, apontaram, como essência do programa, três objetivos principais e um método.
Entre os objetivos, destacou o de manter as conquistas das últimas décadas e fazê-las avançar, realizando uma apreciação crítica do conjunto do processo, de tal forma a potencializar os elementos que dialogam com a autonomia e emancipação popular, levando as demandas sociais legítimas a sua plena realização. Além de aprofundar a democracia, impulsionada por distintos atores sociais, atualizando os processos decisórios à nova realidade da era digital; e construir as bases para um ciclo duradouro de desenvolvimento sustentável com ampla participação.
Quanto ao método, ela ressaltou que a pretensão é de construir a aliança programática de baixo para cima, no diálogo permanente com os cidadãos e as organizações da sociedade. Segundo ela, trata-se de método que visa antecipar, nas práticas da própria campanha eleitoral, o modo como se deseja governar o País. A ideia é desenvolver articulações em rede, que não impliquem adesão no momento estrito da eleição, mas engajamento contínuo e comprometimento do cidadão com o desejo de construir um país melhor.
A parlamentar finalizou afirmando que a futura plataforma de governo, que segundo ela, conta com mais de mil pessoas ajudando no documento final “e quanto mais receber sugestões, mais terá a cara da sociedade”.
LS/LF
Veja também

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.