Eliane Novais alerta sobre possível racionamento de água e energia
Por ALECE14/02/2014 16:17 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Em pronunciamento durante o tempo de liderança partidárias da sessão plenária desta sexta-feira (14/02), a deputada Eliane Novais (PSB) falou sobre a possibilidade de um racionamento de água e de energia no Brasil, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste. De acordo com ela, é preciso uma atenção maior com o volume de água retido em reservatórios de usinas hidrelétricas, principalmente no período de estiagem.
Eliane Novais observa que a questão demonstra a necessidade de melhor planejamento e mais investimentos no setor de energia elétrica no Brasil. “Investimentos, principalmente, em outras maneiras de produzir energias renováveis”, assinalou.
A parlamentar ressaltou que é preciso continuar batendo nessa tecla. “Precisamos de campanhas pelo uso racional de energia e também discutir alternativas para os projetos de edificações, shoppings e centros comerciais”, disse. Eliane Novais ressaltou que esses tipos de edificações correspondem a 47% do total de energia elétrica consumida no País.
A deputada falou ainda sobre o horário de verão no Brasil. Conforme acrescentou, há 13 anos, quando o horário de verão deixou de ser válido no Nordeste brasileiro foi realizado um estudo que comprovou que, mesmo sem a medida não havia aumento do consumo no Nordeste. Mais de 10 mil cearenses aderiram a um abaixo-assinado dizendo ao horário de verão, que foi suspenso.
Conforme lembrou, O Nordeste está sem horário de verão graças a iniciativa do então deputado federal Sérgio Novais que, juntamente com o apoio de outras lideranças políticas, conseguiu abolir a medida primeiramente no Ceará.
PE/AT
Veja também

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.