Notícias

Secretária Sandra Monteiro aborda desafios da Secitece no Conexão Assembleia

Por Narla Lopes
02/10/2023 10:30 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Conexão Assembleia conversa com a secretária da Secitece, Sandra Monteiro - Foto: Junior Pio

Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, na manhã desta segunda-feira (02/10), a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro. Durante entrevista à jornalista Kézya Diniz, ela falou sobre as ações e desafios da pasta e incentivou estudantes e cidadãos a aproveitarem as oportunidades disponíveis. 

Sandra Monteiro destacou que, apesar dos desafios nacionais enfrentados pela ciência e tecnologia, o Ceará conseguiu desenvolver inúmeras ações. Ela citou como exemplo a expansão das universidades estaduais, a criação de novos cursos, bem como a realização de concursos públicos para a contratação de professores e técnicos administrativos. Além dos avanços na educação superior, a titular da pasta também destacou conquistas na educação básica e em ações de desenvolvimento tecnológico científico. 

“O mundo está fervilhando. Temos discutido muito sobre transição energética e digital, com destaque para a inteligência artificial e utilização de computadores quânticos, trilhões de vezes mais acelerados que a própria IA”, destacou. A secretária acrescentou que essas transformações exigem conhecimento e profissionais capacitados, seja para contribuir com a área ou para criar empresas, tanto em ambientes urbanos quanto rurais no Estado.

Outro ponto destacado foi a atenção às demandas de capacitação para a população idosa e a importância de adaptar políticas públicas para facilitar a vida dessa faixa etária, que está em crescimento. 

Para impulsionar as iniciativas, a Secitece tem estabelecido parcerias estratégicas voltadas para atender as vocações específicas de cada município cearense. Isso, segundo ela, inclui ações direcionadas à qualificação profissional, ensino superior, graduação, tecnologia e pesquisa. Um exemplo é a colaboração com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), responsável por administrar cursos demandados tanto pela secretaria quanto pelas prefeituras municipais e organizações sociais.

A secretária falou sobre a criação de uma rede de cooperação e pesquisa em centros multiusuários que possa contribuir para o desenvolvimento regional. Ela explicou que o projeto ainda está em elaboração, mas que a ideia é identificar os principais centros de excelência em áreas como física, farmacologia, paleontologia e medicina veterinária, começando pelas universidades estaduais. Em seguida, a rede seria ampliada com a participação de outras instituições, como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (Ufca) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Segundo ela, esses centros, que contam com pessoal qualificado, equipamentos modernos e programas de pós-graduação, poderiam servir como referência para atender à rede, compartilhando conhecimento, pesquisa e infraestrutura de ponta.

Ao abordar os desafios futuros, Sandra Monteiro destacou o compromisso em manter a qualidade das ações existentes e avançar em áreas ainda pouco exploradas, como o Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec). Além disso, mencionou a importância de consolidar uma cultura de permanência e evolução nos novos campi, promovendo a qualificação para mestres e doutores, com a perspectiva de expandir serviços à população, como o hospital veterinário da Uece.

A Secitece tem entre seus objetivos coordenar e supervisionar as atividades pertinentes à educação superior, à educação profissional, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico do Estado, bem como formular e implementar as políticas do governo no setor, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT). Para isso, envolve órgãos de governo federais, estaduais e municipais, instituições públicas e privadas de ensino e setor empresarial, com a missão de gerar divisas, emprego e crescimento para todo o Estado, bem como na área social. 

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também