Notícias

Muita diversão e inclusão para o público infantil no domingo do Vem pra Alece

Por Narla Lopes
22/10/2023 12:50 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) organizou programação especial para as crianças - Foto: Dário Gabriel

A primeira edição do projeto Vem pra Alece, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada neste domingo (22/10), incluiu uma série de atividades lúdicas e inclusivas e ainda distribuição de guloseimas para a criançada, tudo preparado pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). 

De acordo com Walmar Menezes, fisioterapeuta do órgão, a programação, dividida em três segmentos, atendeu  também crianças com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e sensoriais. 

No primeiro segmento, dedicado ao desporto, as crianças, adolescentes e suas famílias puderam participar de modalidades paradesportivas, como atletismo com circuito funcional e peças do atletismo, xadrez adaptado, golbol e o esgrima sobre rodas. 

O segundo segmento envolveu atividades lúdicas e recreativas, com pula-pula inflável, além de brincadeiras antigas, como pular corda, corrida no saco, jogar pião e bila. A atividades psicomotoras e de motricidade fina, como oficinas de massinha e slime, pintura no gesso, pinturas em livros distribuídos pelo Inesp, apresentação de fantoche, contação de histórias e musicoterapia com o musicoterapeuta Rodrigo Félix, fizeram parte do terceiro segmento.

Walmar Menezes destacou que foi uma festa muito bonita para todo o público que participou. “Foi tudo planejado com muita dedicação, visando proporcionar às crianças e suas famílias um dia repleto de atividades. Foi uma festa muito bonita”, frisou.

Esgrima sobre rodas - Foto: José Leomar

ATIVIDADES

A presidente da Associação Ágape, Elda Nascimento, chegou acompanhada de um grupo de 12 crianças  dos bairros Jardim Guanabara e Quintino Cunha. "Trouxemos essas crianças aqui hoje para que elas possam conhecer algo diferente, sair um pouco da realidade e perceber que têm a oportunidade de participar de outros eventos, interagir com outras pessoas, outras crianças. São crianças da periferia que também merecem a chance de participar de um evento grandioso como este proporcionado pela Assembleia", destacou.

Elda Nascimento também elogiou a organização e a acolhida. "Assim que chegamos, as crianças receberam pulseirinhas de identificação. A estrutura e a organização estão de parabéns. Este é um evento que, com certeza, ficará marcado em nossas memórias”, pontuou.

José Flávio Matos e a filha Luísa Freire chegaram cedo para participar das atividades e, segundo ele, a pequena aproveitou ao máximo. "Achei o evento muito bom, educativo e agradável. Minha filha Luísa está aproveitando bastante". A pequena, de 6 anos, também manifestou a alegria. "Brinquei no escorregador, nos dois pula-pulas e amei tudo", comemorou. 

José Flávio Matos e a filha Luísa Freire - Foto: Junior Pio

O jornalista Eden Carlos, pai da Tayla Helen, de oito anos, comentou que tomou conhecimento do projeto através dos meios de comunicação e ressaltou a importância do evento. “Considero este momento de convivência muito importante. Quando coloca o nome cidadania faz todo o sentido, porque a gente percebe que envolve diversas áreas e atende todos os públicos, tem atividades inclusivas para as crianças e também diversos serviços para os adultos. Estamos aproveitando tudo. Muito obrigado”, ressaltou. 

Emanuela Braz, estudante de Psicopedagogia, trouxe seu filho João Gabriel, de seis anos, que tem TEA (transtorno do espectro autista). Ela explicou que João Gabriel já recebe acompanhamento do Ciadi. "Está sendo um dia muito especial e significativo, não apenas para nós que já conhecemos os serviços oferecidos pela Assembleia, mas também uma oportunidade para que outras pessoas conheçam e participem e vejam como o trabalho legislativo é conduzido."

Ela também acredita que este dia deixará uma marca positiva para muitas pessoas e que João Gabriel está aproveitando ao máximo, pois ele já está familiarizado com muitos dos profissionais envolvidos.

 

Edição: Adriana Thomasi/Lusiana Freire

Veja também