Notícias

Tenda da Cidadania atende demandas e orienta a população em evento

Por Juliana Melo
22/10/2023 14:04 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Emissão de Registro Geral (RG), por meio do Caminhão do Cidadão, atraiu público para o Vem pra Alece - Foto: José Leomar

A primeira edição do Vem pra Alece, realizada neste domingo (22/10), ofereceu à população a oportunidade de conhecer e conferir os diversos serviços ofertados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 

Os espaços da Tenda da Cidadania possibilitaram a emissão de Registro Geral (RG), por meio do Caminhão do Cidadão, e atendimento do Procon Assembleia, com abertura de reclamação e orientação ao consumidor, além de outros stands com diferentes serviços.  

De acordo com o coordenador desse espaço, o assessor de Comunicação e Marketing da Sala do Empreendedor da Alece, Wilkson Santos, houve grande procura da população. "Domingo facilita o acesso. A Assembleia abriu suas portas num dia de lazer do cidadão para ele vir e participar dessa prestação de serviços da Casa".

A emissão do RG teve grande procura. A professora Célia Fernandes foi uma das primeiras a chegar para solicitar a segunda via do RG. “Foi oferecida uma boa estrutura, bastante acessível. O trabalho e o atendimento estão muito bons”, elogiou.

O autônomo Jocélio Duarte ficou sabendo, por meio das redes sociais, que o serviço seria ofertado durante o evento e também chegou cedo para emissão do RG. "O atendimento e entrega de senhas foi bem rápido e bem orientado", destacou.

Segundo  o coordenador da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Ceará, Arthur Campos, foi feita uma triagem inicial e a distribuição de 50 senhas. Ele esclareceu também que o serviço pode ser acessado durante a semana, por meio de agendamento pelo site da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará. "Lembrando que pessoas que têm prioridade não precisam fazer agendamento nas Casas do Cidadão, basta comparecer com a documentação requisitada", esclareceu.

Atendimento no Procon Assembleia - Foto: Junior Pio

A recepcionista Taís Kelen dos Santos procurou a Tenda da Cidadania para receber orientação do Procon da Assembleia. Ela pretende abrir uma reclamação contra uma loja que entregou um produto com defeito, mas não houve acordo sobre a  troca. "Vim me informar para buscar meus direitos. Achei super interessante toda a dinâmica do evento, as tendas. E fui muito bem atendida aqui", pontuou.

O assessor técnico do Procon, Rodrigo Colares, informou que os visitantes recebem orientações jurídicas sobre relações de consumo e que também já podem abrir as reclamações durante o evento. 

ORIENTAÇÃO

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece também trouxe orientações à população. Conforme a servidora do órgão, Érika Conde, a procura foi mais voltada para casos envolvendo questões familiares, como guarda de filhos e divórcio. "Nós fizemos a acolhida, triagem e passamos orientações. Se necessário assessoria jurídica, a pessoa conversa com a advogada para esclarecer dúvidas, aí marcamos a mediação", informou.

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) também ofereceu esclarecimentos e atendimentos durante o Vem pra Alece. A coordenadora da Procuradoria, Érica Praciano, ressaltou que o órgão apresentou seus serviços, fez atendimento de orientação jurídica e psicológica, além de roda de conversa, para discutir temáticas como violência e direitos. "Nós estamos divulgando sobre o nosso atendimento e o nosso canal de comunicação, o Zap Delas (85-99814-0754). Através de uma escuta especializada, havendo a necessidade,  fazemos o encaminhamento da mulher para a rede de proteção e, se necessário, a gente acompanha essa mulher em situação de violência", explicou.

Tenda da Cidadania, atendimento da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) - Foto: Junior Pio

A fundadora do projeto Casa de Apoio aos Cidadãos, do bairro Parque Santana, Ana Regina Pereira, considera fundamental o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher. Ela buscou o espaço para ajudar as mulheres de seu bairro. "A Procuradoria pode nos ajudar com palestras, levando informações e acolhendo. Essas informações são muito importantes para elas porque são muitas mulheres que não têm orientações", ressalta. 

Os visitantes da Tenda da Cidadania também tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos da Ouvidoria Parlamentar, do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, Sala do Empreendedor e Ministério do Trabalho e Emprego. 

 

Edição: Adriana Thomasi/Lusiana Freire

Veja também