Notícias

Vem pra Alece traz ações lúdicas e de empreendedorismo para a população

Por ALECE
22/10/2023 14:59 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Público teve acesso ao comércio de artigos sacros - Foto: José Leomar

A programação do Vem pra Alece, neste domingo (22/10), contou com vários espaços, tanto nos prédios da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), como na rua Barbosa de Freitas, que se situa entre o edifício sede da Casa e o anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). A rua foi interditada para dar lugar a uma grande variedade de atrações e a um rol de serviços oferecidos aos cidadãos e famílias que participaram das atividades.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), e a primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, acompanharam parte da programação, percorrendo os diversos espaços da programação. Evandro destacou a importância da participação popular no Vem pra Alece. “Queria destacar o engajamento de todos os servidores e servidoras. Sem vocês, este evento não teria sido possível”, afirmou o presidente.

Evandro enfatizou que o Vem pra Alece concretiza mais um passo que abre o Poder Legislativo aos cidadãos de todo o Ceará. O presidente reiterou a importância do Comitê de Responsabilidade Social, que tem à frente a primeira-dama da Casa, e citou tudo o que vem sendo desenvolvido em sua gestão para aproximar o povo do Parlamento. 

Acompanharam o presidente Evandro Leitão no palco, quando ele se dirigia à população presente ao Vem pra Alece, a senadora Augusta Brito (PT), as deputadas estaduais Gabriella Aguiar (PSD) e Lia Gomes (PDT) e os deputados estaduais De Assis Diniz (PT), Nizo Costa (PT), Guilherme Landim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Romeu Aldigueri (PDT) e Lucinildo Frota (PMN).

EXPOSITORES ELOGIAM EVENTO

A Feira de Artesanato e os brinquedos infantis se destacaram no evento. No espaço, o público se viu recheado de opções de bancas com os mais variados tipos de produções, entre imagens de santos, roupas, adereços e guloseimas gourmet.

Solange Morais, empreendedora que trabalha com artigos sacros, estava bastante entusiasmada com o evento. “Eu faço desde a imagem em forno até a finalização. Comecei após dois anos de depressão, e minha religiosidade me ajudou a superar e encontrar esta atividade”, revelou. Solange elogiou a organização do Vem pra Alece e ressaltou estar grata por poder participar.

Noutra banca, a jovem Alessandra Gomes, de 25 anos, apresentava às pessoas o projeto Arte em Cadeia, do Governo do Estado. O projeto oferece oportunidade para que detentos e detentas do sistema prisional cearense busquem uma atividade que possa auxiliá-los na ressocialização.

Projeto Arte em Cadeia, do Governo do Estado, foi uma das atrações - Foto: José Leomar

“É uma oportunidade para quem busca realmente uma mudança. Além do artesanato, há projetos com hortas, por exemplo”, explicou Alessandra, que já esteve dentro do sistema e agora trabalha para ajudar aos que ainda buscam encontrar uma oportunidade.

Diversão para os pequenos

A estrutura montada para atender o público infantil contou com pula-pula, escorrega gigante, brincadeiras e distribuição de algodão doce. Sílvia Chagas, responsável pela garotinha Isabela, de três anos, disse que é uma excelente oportunidade para as crianças se divertirem.

Vem pra Alece contou com várias opções para as crianças - Foto: Paulo Rocha

O mesmo falou o casal William Costa e Yasmim Barbosa, que trouxe os filhos William Levi e Will Taylor, de quatro e seis anos. “Vamos dar uma olhada em tudo e deixar eles brincarem à vontade, sempre de olho, é claro”, falou Yasmim. “Tem muita coisa e está tudo bem organizado”, observou William.

Espaço multifacetado

Pelo palco do espaço 3 do Vem pra Alece passaram cantores; cordelistas; o Reisado Zabumbá, do município de Ubajara; banda e teatro de fantoches. Houve também uma demonstração de esgrima sobre rodas, que teve apoio da Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul).

Teatro de fantoches, na rua Barbosa de Freitas - Foto: José Leomar

Um dos pontos altos foi a participação do cordelista Tião Simpatia, na companhia do garoto Anthony, de seis anos. Os dois declamaram “A Lei Maria da Penha em Cordel”. O espaço 3 contou ainda com a presença de mascotes, bicicletário, palhaçaria e musicoterapia.

Vídeo: Núcleo de Comunicação Interna

 

Da Redação/com Comunicação Interna

Veja também