Notícias

Direitos da pessoa idosa são debatidos em encontro do Inesp

Por ALECE
26/10/2023 14:41 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros

"20 anos do estatuto: esclarecendo direitos da pessoa idosa" foi o tema do evento que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26/10), iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). O diretor executivo do órgão, João Milton Cunha de Miranda, abriu o encontro falando da importância de momentos como esse para que possamos debater assunto tão relevante para a sociedade.

A violência contra o idoso, a importância da efetivação de políticas públicas e a conscientização sobre os direitos das pessoas idosas foram pautas do encontro. O deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Alece, apontou que, nas últimas décadas, a sociedade brasileira passou por uma grande mudança na composição etária e que o novo contexto impacta na efetivação de políticas públicas de assistência, saúde e acessibilidade, as quais precisam ser repensadas para as pessoas idosas. O parlamentar tem dois projetos de lei referentes ao assunto tramitando na Casa.

Para a advogada Fabiane Danni Araújo, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), acumulam-se relatos de desrespeito às filas e assentos preferenciais, de demora no atendimento médico e de falta de equipamentos de convivência social, na capital e no interior do Estado. Segundo ela, essas omissões evidenciam uma cultura de não valorização da pessoa idosa, que menospreza "a construção dessa pessoa dentro da sociedade". "O envelhecimento precisa de uma política de cuidados permanentes e integrais, como é feito com crianças e adolescentes. O idoso também é bastante vulnerável e não tem a mesma atenção", afirma.

A pessoa idosa é a principal bandeira do mandato da deputada Gabriella Aguiar (PSD), que, durante o evento, compartilhou o conhecimento de propostas que estão sendo implantadas em âmbito nacional e que podem ser replicadas em território cearense. "É preciso cuidar dos nossos idosos, pois, em última análise, ao cuidar deles, estamos cuidando de nós mesmos. Vamos transformar o Ceará em um lugar que é bom para se viver e para envelhecer", pontua.

A Alece é a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a instituir o Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI), segundo informou o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, Luís Édson Corrêa Sales. O SAPI busca promover autonomia e prevenir ou diminuir o declínio cognitivo por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar.

O evento foi finalizado com uma dinâmica sobre o processo do envelhecer. A responsável foi a gerontóloga Elenita Figueredo. Também participou do evento Tamires Guimarães, orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, representando a primeira-dama da Casa Alece, Cristiane Leitão.

 

Da Redação/com Assessoria

Veja também