Vencedores do Prêmio Assembleia Cidadã são anunciados na Conferência da Unale
Por Gleydson Silva10/11/2023 13:58 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) premiou, nesta sexta-feira (10/11), último dia do evento, os vencedores da 4ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, que visa incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado e a melhoria da sociedade.
As assembleias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concorreram nas três categorias: Gestão, que premiou o melhor trabalho sobre os processos que visam à diminuição do custo nas atividades do Parlamento; Atendimento ao Cidadão, cujo escolhido foi o trabalho de iniciativas e ações que levam diretamente atendimento ou serviço prestado ao cidadão pela Assembleia Legislativa, e Projetos Especiais, que contemplou o melhor trabalho que trata diretamente da vida do cidadão fora das ações normais do Parlamento.
Na categoria Gestão, a vencedora foi a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com o projeto Implementação da Agenda Global – ODS -2023. O presidente da ALPB, deputado do Adriano Galdino, afirmou que o projeto busca contribuir para que o Parlamento possa avançar, cada vez mais, em prol da população.
“Esse prêmio quero dividir com todos os deputados e deputadas, com os nossos funcionários, colaboradores e, de uma forma bem especial, com o nosso Guilherme Castro, que foi o coordenador desse programa em nível institucional e tinha essa vontade de contribuir para que o Legislativo paraibano possa ser, cada vez mais, instrumento de um aparelho melhor e mais justo para todos”, afirmou.
A Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN) foi a vencedora na categoria Atendimento ao Cidadão, com o projeto Assembleia e Você. Para o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, a conquista é o reconhecimento de um trabalho diferenciado, aberto à população, sobretudo aos mais carentes. “Nós abrimos a Assembleia, exatamente através de diversos projetos e programas, para que a gente possa atender melhor o povo. Nós temos uma escola que é fundamental e funcional; diversos comitês que trabalham pela ausência da fome. Então foi um reconhecimento, hoje, desse trabalho feito por todos os funcionários”, avaliou.
%20.jpg)
Foto: Junior Pio
Já o projeto Educando pelo Amazonas, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi o ganhador da categoria Projetos Especiais. Para o ex-presidente da Unale, deputado amazonense Adjunto Afonso, o reconhecimento do trabalho feito por tantos servidores é importante e incentiva outras casas legislativas a desenvolver projetos para melhorar o relacionamento com a população, como os que são desenvolvidos na ALEAM. “É o reconhecimento daquilo que a gente já faz na Assembleia, e queremos continuar fazendo cada vez, nos aprimorando mais e alcançando mais pessoas. Acho que você não está lá na Assembleia só para legislar. Lógico, é a nossa atribuição, legislar, fiscalizar, mas se a gente pode alcançar também mais pessoas, nós faremos”, disse.
Na categoria Gestão, oito projetos se inscreveram para concorrer ao prêmio. Em Atendimento ao Cidadão, sete estavam inscritos. Já em Projetos Especiais, o maior número de projetos, treze ao todo. Os três finalistas de cada categoria foram definidos por meio de avaliação da comissão organizadora. A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), como anfitriã do evento, não concorre ao prêmio.
Os ganhadores do prêmio foram escolhidos pelos participantes da 26ª Conferência Nacional da Unale por meio de totens no local do evento. As casas legislativas ganhadoras receberão o valor de R$ 20 mil cada - para investir no projeto -, um troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Alece realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Educação
Autor: Narla Lopes
Sessão solene na Alece celebra os 120 anos da organização Rotary International
Autor: Ricardo Garcia