Notícias

Ceará integra diretoria do primeiro colegiado de presidentes das comissões de Constituição e Justiça

Por Vandecy Dourado
10/11/2023 16:44 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

O Ceará passa a integrar a primeira composição de dirigentes do colegiado dos presidentes das comissões de Constituição e Justiça das assembleias legislativas estaduais. O deputado Júlio César Filho (PT) foi oficializado, nesta sexta-feira (10/11), como 4º secretário da iniciativa inédita no Brasil, que congrega os presidentes das CCJs em busca de pleitos comuns aos parlamentos estaduais. 

O anúncio aconteceu durante encontro realizado dentro da programação da 26ª edição da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A reunião dos parlamentares também instituiu a criação do colégio com representantes dos estados brasileiros e agendou, para fevereiro do próximo ano, a primeira reunião nacional, que deve acontecer em Brasília.

Deputado Júlio César Filho, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alece. Foto: Paulo Rocha

O deputado Júlio César Filho acredita que a representação do Ceará no colegiado vai dar mais força ao papel do Parlamento cearense nas pautas nacionais almejadas pelo colégio de presidentes das CCJs. “Me sinto muito honrado em fazer parte da diretoria do colegiado de presidentes da Comissão de Justiça do Brasil. Fiz parte desta formulação, conversando com o presidente (da Unale), Diogo (Moraes), e já iniciamos as conversas com o nosso próximo presidente (da Unale), que será o nosso conterrâneo, o deputado Sérgio Aguiar. Tudo indica que isso só ganhará força. Precisamos dividir, ampliar e trazer as leis para mais perto da população”, ressaltou o parlamentar.

O presidente da Unale e anfitrião do encontro, Diego Moraes (PSB-PE), desejou sucesso aos colegas parlamentares e colocou à disposição do novo colegiado a estrutura operacional e apoio técnico da Unale para desenvolver os trabalhos da entidade. “Eu quero desejar, do fundo do nosso coração mesmo, um excelentíssimo trabalho. Que a gente possa usar a Unale como o centro de encontro e discussão, com todo o apoio necessário para os trabalhos”, afirmou. 

O encontro com os deputados estaduais do Brasil em Fortaleza também marcou oficialmente a composição dos dirigentes do novo colegiado. São eles: o presidente Ismael Crispin (PSB-RO), o 1º vice-presidente Tiago Amaral (PSD-PR), a 2ª vice-presidente Mara Caseiro (PSDB-MS), o 1º secretário Cristiano Cavalcante (União-SE), o 2º secretário Thiago Manzoni (PL-DF), o 3º secretário Júlio Campos (União-MT) e o 4º secretário, representando o Ceará na diretoria, o deputado Júlio César Filho (PT-CE).

Para o presidente do colegiado, o deputado Ismael Crispin, a Unale terá uma função muito importante nas discussões e no papel do colegiado. “A gente não quis ser de forma nenhuma um órgão independente, mas sabendo da grandeza da Unale, o que ela pode nos ajudar nesse momento, nós tentamos agregar. A ideia é que as principais reuniões de fato aconteçam em Brasília e na sede da Unale, porque nós queremos, através desse colegiado, ser a voz do Parlamento brasileiro, nesse sentido, em especial das prerrogativas (legislativas)”, defendeu.

Crispin encerrou o encontro comunicando que a primeira reunião oficial do colegiado, em Brasília, definirá o plano de trabalho e o plano de ações que serão instituídas pelos representantes do Legislativo estadual em âmbito nacional. Ele compartilhou ainda a confiança que tem nos deputados estaduais para alcançar os objetivos do colegiado. “Tenho certeza que nós faremos um grande trabalho a favor do Brasil, em primeiro lugar, e eu diria que, secundariamente, a favor do Parlamento estadual”, finalizou.

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também