Atuação do Liceu do Ceará é reconhecida em sessão solene na Alece
Por Davi Holanda27/11/2023 17:38 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (27/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em celebração aos 178 anos de fundação do Liceu do Ceará. A iniciativa atendeu a requerimento da deputada Jô Farias (PT), subscrito pelo deputado De Assis Diniz (PT) e pelo presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT).
De acordo com a deputada Jô Farias, o Liceu do Ceará é o colégio mais antigo do Estado e um dos três mais antigos do País. “A aula inaugural da unidade de ensino foi realizada no dia 19 de outubro de 1845, tendo à frente o intelectual, educador e político cearense Dr. Thomas Pompeu de Souza Brasil, o Senador Pompeu”, informou.
“A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Liceu do Ceará recebe mais de 400 estudantes em tempo integral, das 7h às 17 horas. Ano após ano, o colégio formou intelectuais, artistas, professores, arquitetos, médicos, advogados, entre outras personalidades, completou.
Jô Farias disse que conheceu o Liceu do Ceará por meio do projeto Alcance e se encantou com a qualidade de estrutura e de ensino da escola, que, segundo ela, é referência para todo o Ceará. “Nesses 178 anos, muitas histórias felizes, reconhecimentos e contribuições os alunos dessa instituição deram para o nosso Estado. O Liceu é a escola modelo de ensino médio do Ceará, responsável por formar grandes profissionais e, acima de tudo, grandes cidadãos”, enalteceu.
O deputado De Assis Diniz enfatizou a contribuição de alunos do Liceu nas mobilizações estaduais pela garantia de direitos fundamentais. “Constantemente, íamos ao Liceu do Ceará para iniciar os processos de luta, sempre com apoio da juventude. De lá saíram vários alunos talentosos que contribuíram para a história do Estado através da luta pela garantia de direitos e pela construção da sociedade”, citou.
O deputado Guilherme Sampaio (PT) frisou que, antigamente, estudar no Liceu do Ceará era o sonho de muitos e a realidade de poucos. “Hoje conseguimos democratizar o acesso à educação pública de qualidade. O Liceu é a escola das escolas, e todos sonhavam em estudar lá, porque foi o lugar em que muitas personalidades estudaram e sempre significou excelência na Educação”, destacou.
Maria Luiza Fontenele ressalta trajetória como ex-aluna do Liceu
Durante a solenidade, a aluna Michele de Oliveira Lima interpretou as canções “Coração de Estudante" e "Maria Maria", que dedicou à ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, pelo seu aniversário de 81 anos.
Maria Luiza Fontenele, ex-aluna do Liceu, ex-deputada estadual e federal e ex-prefeita de Fortaleza, agradeceu a homenagem feita pela aluna e contou sobre a sua história no Liceu do Ceará. “Minha trajetória como aluna do Liceu é de luta. Eu, assim como vários outros alunos da instituição, participamos da Marcha do Pirambu, que foi um dos maiores movimentos populares da história desse Estado. Dessa forma, o aprendizado que adquiri no Liceu me fez lutar pela democracia e por um mundo onde a juventude fosse respeitada e pudesse sonhar com dias diferentes para nossa cidade”, enfatizou.
Lúcio Gonçalo de Alcântara, ex-aluno do Liceu, ex-prefeito de Fortaleza, ex-senador da República e ex-governador do Estado, afirmou que o Liceu do Ceará lhe propiciou uma visão de mundo ampla e realista. “Além do que aprendi nas aulas, durante a preleção dos professores, aprendi muito mais no convívio com meus colegas, pois tive a oportunidade de abrir os olhos para o mundo e ter uma visão mais realista do que era a vida na nossa cidade e na sociedade cearense na época. No Liceu, tinha filho de médico, de militar, de advogado, mas também tinha filho de gente muito simples, e isso me ensinou muito”, ponderou.
O diretor escolar do Liceu do Ceará, Edson Morais de Freitas Braga, representante dos homenageados, disse que o intuito de sua gestão é transformar a escola na maior instituição de ensino de tempo integral do estado do Ceará. “É um presente para mim ser diretor da escola mais antiga e histórica do Estado, assim como deve ser para os professores e também para os alunos que aqui estão representados hoje. Quero dizer que cada um aqui presente também tem potencial para ser uma grande personalidade, assim como muitos já foram, e que não medirei esforços para que o Liceu do Ceará continue sendo referência no ensino e a maior instituição de ensino de tempo integral do estado do Ceará”, assinalou.
Foram homenageadas com placas comemorativas 15 pessoas.
Além dos parlamentares, compuseram a mesa da solenidade José Eduardo Nobre Maia, coordenador da Sefor 2, da Secretaria da Educação (Seduc) e representante do Governo do Estado, e Evaldo Lima, coordenador pedagógico do programa Alcance da Alece.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Questão de Ordem aborda impactos da inteligência artificial na rotina de cartórios
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria
Portaria define funcionamento da Alece durante recesso de julho
Autor: Juliana Melo