Médico Bonfim Júnior alerta no Conexão Assembleia para cuidados com a tireoide
Por Gleydson Silva08/04/2024 10:43 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O Conexão Assembleia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (08/04), o médico cirurgião de cabeça e pescoço e especialista em câncer de tireoide Bonfim Júnior, que alertou para os cuidados com a glândula, as disfunções que podem acometê-la e os tratamentos em casos de câncer.
De acordo com o médico, a tireoide, responsável por regular o metabolismo do corpo, pode ter dois tipos de alterações na sua atividade: hormonal e morfológica, quando aparecem nódulos. As disfunções hormonais seriam o hipertiroidismo – quando há um aumento na produção de hormônios, aumento do metabolismo, perda muscular e de peso – e o mais comum, hipotiroidismo, quando a tireoide para de funcionar.
“O hipotiroidismo pode diminuir o metabolismo, e isso leva a uma irregular transformação das energias consumidas. Ao invés de o organismo transformar os aminoácidos em proteínas para o seu músculo, elas começam a ser metabolizadas para gordura e outras funções que não a que você precisa. Daí a função do aumento de peso”, explicou.
Já quando há alteração morfológica – surgem nódulos –, Bonfim Júnior pontuou que esses são identificados por meio de ultrassom da tireoide. Posteriormente, esses nódulos devem ser investigados: se são malignos ou benignos e qual a indicação de tratamento.
Segundo o cirurgião, sempre que há a necessidade da retirada da tireoide, a glândula deve ser encaminhada para a realização de biopsia. Conforme ele, há casos em que somente a retirada já resolve o problema, mas há outros em que há a necessidade de um tratamento complementar, como radioiodoterapia. “Diferente da quimioterapia, esse não precisa de acesso na veia. Basicamente o paciente toma iodo radioativo em comprimido ou líquido, tendo que ficar isolado dentro do quarto por 24 horas. Normalmente o tratamento é a cirurgia e uma dose de iodoterapia”, pontuou.
Apesar de o câncer de tireoide ter uma baixa mortalidade, Bonfim Júnior chama a atenção para a necessidade de fazer um tratamento para evitar metástase. “Ele pode sim, como qualquer câncer, evoluir como uma doença avançada, que pode criar metástase a distância para pulmões, ossos e precisar de mais tratamento com iodo ou até cirurgias”, disse.
Bonfim Júnior também alertou para a necessidade de os homens terem o hábito de realizar exames de rotina com urologistas, cardiologistas e outros especialistas, sem deixar de observar a tireoide, que não acomete apenas mulheres. “Às vezes o homem chega já com a doença avançada. Por isso dizem que tireoide em homem, normalmente, é mais grave do que na mulher. Não é que seja mais grave, é porque eles chegam mais tarde para fazer o diagnóstico e o tratamento”, observou.
O médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço explicou ainda que a especialidade, apesar do nome, não trabalha com neurocirurgias ou com problemas relacionados às articulações do pescoço, mas sim com doenças que acometem a região da garganta, laringe, faringe, tumores na cavidade oral, como língua, mandíbula, glândulas salivares, tireoide e outras.
Para assistir à entrevista completa de Bonfim Júnior à jornalista Kézya Diniz, na qual ele fala de outras doenças com que o cirurgião de cabeça e pescoço trabalha e os cuidados em casos de cirurgia de tireoide, é só clicar neste link da transmissão no YouTube.
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Um Lugar de Fala pauta adultização de crianças e adolescentes nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Identidade Cultural apresenta o acervo Mucuripe neste sábado
Autor: Wanessa Tavares