Alunos de escolas de Aquiraz e Fortaleza visitam a Alece nesta quinta-feira
Por Ricardo Garcia/ Wanessa Tavares11/04/2024 16:52 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Mais de 50 alunos matriculados em duas escolas da rede de ensino pública, localizadas em Aquiraz e Fortaleza, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (11/04). As instituições de ensino participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce).
A primeira turma a visitar pela manhã a Alece foram os 37 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de Batoque, localizada na Praia do Batoque, em Aquiraz.
Os jovens, acompanhados pelas professoras Nandara Costa e Anatércia Oliveira, foram recebidos no Plenário 13 de Maio pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), que explicou sobre o funcionamento da Casa e o papel do Poder Legislativo estadual.
Durante a visita, além do Plenário 13 de Maio, os alunos conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, as instalações da rádio FM Assembleia e o Malce.
Estudantes da Escola Monsenhor Dourado são recebidos pelo coordenador do Memorial Paulo Roberto Nunes - Foto: Paulo Rocha
Já no período da tarde, 16 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Monsenhor Dourado, do bairro Padre Andrade, em Fortaleza, receberam as boas-vindas do coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes. Ele falou sobre o acervo do Malce "que, além de contar a história política do Brasil e do Ceará, também disponibiliza, por meio do acesso virtual do portal da Alece, 46 livros que contam a história biográfica de deputados estaduais desde da Província até as legislaturas atuais. Essas obras são acessíveis para visitantes conhecerem um pouco sobre a política do nosso Estado”, destacou.
Em seguida, o grupo, acompanhado pelos professores Luciano Vieira, de Atendimento Educacional Especializado e de Língua Brasileira de Sinais (Libras); Telma Matos, de Língua Portuguesa, e Aline Araújo, de Geografia, assistiram a uma palestra sobre o funcionamento do Legislativo e a importância do voto com a jornalista do Malce, Edna Pontes.
O professor Luciano Vieira ressaltou que a vinda dos alunos à Casa busca tornar os jovens mais participativos e ajudá-los a se inteirarem da importância do exercício da cidadania. Ele informou que a escola tem 400 jovens matriculados, sendo 52 alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), e que atua de forma a atender os alunos atípicos e típicos com o mesmo propósito "de cidadãos iguais diante da busca do conhecimento e de sua formação educacional”, explicou.
A aluna Kauane Lima, 17 anos relatou que a visita aumentou mais ainda seu interesse na área da saúde, ao saber da atuação dos deputados voltados a essa temática. Ela disse que seu sonho é ingressar no curso de Medicina Veterinária, "pois pretendo me dedicar à área da saúde, principalmente dos animais, que são seres indefesos, que precisam ser vistos com mais cuidado”, afirmou.
O grupo visitou ainda o Plenário 13 de Maio, a Biblioteca César Cals e o Malce. Os estudantes foram acompanhados de manhã pela equipe do Memorial formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes e Thiago Araújo. Já a equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

CDHC apresenta resultado de pesquisa nos Caps de Fortaleza e cobra melhorias no atendimento
Autor: Juliana Melo
Sessão solene em comemoração ao Dia do Humorista destaca necessidade de apoio à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes