Solenidade na Alece reconhece trabalho do Sindsaúde para fortalecimento dos profissionais da área
Por Guilherme de Andrade30/10/2024 17:48 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:

Para comemorar os 83 anos do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (30/10), sessão solene no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Anexo II da Casa. A homenagem foiu requerida pelos deputados Martinha Brandão (Cidadania), Júlio César Filho (PT) e Alysson Aguiar (PCdoB).
Fundado em 30 de outubro de 1941, o sindicato, que resistiu aos anos da Ditadura Militar, conta com mais de 18 mil filiados em todo o Ceará. A instituição se destaca pelos anos de luta em defesa dos direitos dos profissionais da saúde, além de ter importante atuação durante a pandemia da covid-19, quando se mantiveram vigilantes para identificar as demandas e buscar soluções para a categoria.
Deputada Martinha Brandão presidiu a mesa da sessão solene. Foto: Dário Gabriel
Uma das autoras do requerimento da sessão, a deputada Martinha Brandão (Cidadania), que também faz parte da diretoria do Sindsaúde como tesoureira, anunciou que está sendo fechada “a convenção coletiva da rede de saúde privada”, que garante não só o reajuste de todos os trabalhadores, mas, principalmente, a garantia do piso salarial da enfermagem.
A secretária-executiva do Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Carla Cristina, reconheceu a “importância do sindicato de saúde como parceiro imprescindível para os avanços conquistados ao longo dos anos”. Ela afirmou, ainda, que a atuação do Sindsaúde “possibilita que as ações do governo atendam às necessidades não só dos trabalhadores, mas também dos usuários do sistema público de saúde”.
Luciano Simplício, presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), ressaltou a felicidade que sentiu ao saber que “foi fechada a campanha salarial do setor privado”. Ele também destacou a assistência dada pelo sindicato aos trabalhadores tanto na “questão médica, como também na jurídica e psicológica”.
Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados Cicera Elizandra da Silva, Daliene Veras da Costa, Elza Sônia Duarte Alencar, Francisca de Aquino, Francisca Liduina Ferreira, Francisco Wagner Santiago, Helenice Santos Trindade, José Quintino Neto, Josefa Sobreira Teixeira, Jussileide Santos, Katia Cilene Matias, Luciana de Fátima Barreto, Maria das Graças da Silva, Maria do Socorro Sales Silva, Maria Joselina Policarpo, Maria Madalena Policarpo, Maria Marli da Costa, Pedro de Sousa Coelho e Sebastião Carlos Oliveira.
Presidente do Sindsaúde, José Quintino Neto, falou em nome dos homenageados. Foto: Dário Gabriel
Discursando em nome dos homenageados, o presidente do Sindsaúde, José Quintino Neto, reafirmou o compromisso seguido pela instituição desde 1941 em “proteger quem protege a sociedade”. Ele citou, ainda, algumas das dificuldades superadas durante a caminhada: “enfrentamos ditaduras, crises econômicas, reformas que tentaram desmontar direitos”, relembrou.
De acordo com o sindicalista, a homenagem à instituição ocorre não apenas por conta da trajetória institucional, “mas pelo espírito de luta que pulsa em cada trabalhador”.
Também estiveram presentes na mesa da sessão solene a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará, Alessandra de Oliveira; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Natana Pacheco; e a secretária-geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec), Patrícia Teixeira.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares