Notícias

Legado de Edson Queiroz é enaltecido em sessão solene na Alece

Por Juliana Melo
15/04/2025 19:02 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Máximo Moura / Alece

O pioneirismo e o extraordinário legado de Edson Queiroz foram destacados durante sessão solene em homenagem aos 100 anos de nascimento do empresário, realizada nesta terça-feira (15/04), pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no Plenário 13 de Maio. A solenidade atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB).

A liderança e o empreendedorismo do industrial foram ressaltados pelo presidente da Casa, que lembrou que Edson Queiroz foi também um “visionário, inspirador, cujo sobrenome virou uma marca de sucesso, de determinação e de influência”. 

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) foi o autor do requerimento e presidiu a mesa da sessão solene - Foto: Máximo Moura / Alece

Para o parlamentar, o industrial foi capaz de romper paradigmas e de alcançar conquistas inéditas, mesmo em um cenário mais desafiador do que os dias atuais, pois “nasceu em um Nordeste muito mais pobre, muito mais áspero e árido que hoje. Com muito mais dificuldades estruturais. E bem mais isolado do restante do País”. 

Romeu Aldigueri pontuou ainda que “esse homem, todos conhecem bem, não só carrega o tempo consigo, como construiu um tempo próprio, um tempo em que ser cearense passou a ser um orgulho. A história de Edson Queiroz é também a nossa história. Somos do Ceará, somos da terra de Edson Queiroz”. 

O deputado Salmito (PSB) também ressaltou o pioneirismo, a visão arrojada e o legado do empresário. O parlamentar compartilhou um episódio quando Edson Queiroz estava em Nova Iorque e, ao comprar uma mala em uma loja, começou a ajudar outros clientes que chegaram e acabou vendendo algumas malas para eles. Ao entregar o dinheiro ao proprietário, acabou recebendo uma proposta de emprego. “Essa atitude demonstra a grandeza genuína de Edson Queiroz, que não precisava parecer ser grande, mas era grande”, elogiou.

Edson Queiroz Neto falou sobre o legado do avô, o empresário Edson Queiroz - Foto: Máximo Moura / Alece

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ), Edson Queiroz Neto, expressou o orgulho pelo exemplo do avô e frisou que o empresário se tornou referência nacional pelo que construiu. Segundo ele, o resultado desse trabalho gera, atualmente, mais de nove mil empregos diretos no País. 

“Edson Queiroz foi, acima de tudo, um ser humano generoso, de profunda hombridade e que, mesmo diante das adversidades, sempre seguiu em frente, ajudando inúmeras pessoas e comunidades por onde passava, especialmente aqui no estado do Ceará. Que a história e o exemplo deixado por Edson Queiroz continuem inspirando futuras gerações”, concluiu.

A vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, falou sobre a criação da Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz, que, segundo ela, “reflete a crença inabalável de Edson Queiroz de que a educação é a condição para o desenvolvimento humano, social e econômico. A Unifor é a concretização de um sonho sonhado a dois: Yolanda e Edson queriam transformar o Ceará por meio da formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro”.

O empresário Igor Queiroz Barroso lembrou a força e dedicação da presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz. “Foi pelo emprenho dessa mulher que hoje nós celebramos os valores da união da família e o compromisso pelo trabalho”, frisou.

Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França representou o governador Elmano de Freitas na sessão solene - Foto: Máximo Moura / Alece

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, representou o governador Elmano de Freitas na solenidade e afirmou ter acompanhado a criação da Universidade de Fortaleza, a primeira universidade particular do Ceará. "Acima de tudo, ele [Edson Queiroz] foi um homem libertário”, avaliou.

Já o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará e ex-presidente da Alece, Domingos Filho, ressaltou que o empresário é um grande orgulho para o Ceará. “O presidente Romeu Aldigueri foi extraordinariamente feliz nessa ideia. Porque a Assembleia Legislativa, como representante do povo, deve perpetuar as histórias de talento como de Edson Queiroz. São 100 anos de alguém que continua inspirando tanta gente”, declarou.

Durante a sessão solene, foi exibido um vídeo institucional sobre a trajetória do empresário cearense, além de apresentação da Camerata e do Coral da Unifor.

Estiveram presentes na sessão solene em homenagem aos 100 anos de nascimento do empresário cearense Edson Queiroz os deputados Cláudio Pinho (PDT), Luana Régia (Cidadania) e Júlio César Filho (PT); o ex-deputado Jorge Lima; a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho; o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu; o desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque; o desembargador Fernando Luis Ximenes Rocha; o juiz Rafael Marcílio, além de familiares do homenageado e representantes da Capitania dos Portos do Ceará, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), de funcionários da Unifor e de empresas do Grupo Edson Queiroz. 

SOBRE O EMPRESÁRIO EDSON QUEIROZ

Nascido em 1925, em Cascavel (CE), o empresário Edson Queiroz criou um dos maiores conglomerados empresariais do País, o Grupo Edson Queiroz (GEQ). Foi pioneiro na importação de gás liquefeito de petróleo (GLP) dos Estados Unidos para o Ceará, na década de 1950, tornando-se líder no mercado de gás liquefeito de petróleo, com a Nacional Gás Butano. 

O grupo também é reconhecido por suas marcas de água mineral Indaiá e Minalba e pela fabricação de eletrodomésticos, com a criação da Esmaltec. O empresário também investiu na área de comunicação, criando o Sistema Verdes Mares, composto pela TV Verdes Mares, TV Diário, jornal Diário do Nordeste, além de diversas emissoras de rádio. Além disso criou, em 1973, a Universidade de Fortaleza (Unifor), além de investir em negócios imobiliários e agropecuários. 

A trajetória do empresário Edson Queiroz foi interrompida de forma prematura em um acidente de avião em 1982, porém, seu legado ficou para a história do Estado e permanece promovendo o desenvolvimento regional.

Confira abaixo a íntegra da sessão solene:

Edição: Geimison Maia

Veja também