Impacto da Ceneged na sociedade é exaltado em sessão solene na Alece
Por Pedro Emmanuel Goes15/04/2025 19:29 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (15/04), no Plenário 13 de Maio, os 20 anos de fundação da Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados (Ceneged). Durante o evento, que atendeu a solicitação dos deputados Marcos Sobreira (PSB) e Alysson Aguiar (PCdoB), foram destacados a qualidade do serviço oferecido pela Ceneged e seu impacto na vida dos brasileiros.
O deputado Marcos Sobreira destacou que a empresa, fundada em 2005, passou por altos e baixos nesses 20 anos de existência, sendo hoje “uma empresa sólida e que gera oportunidade e oferece serviço de qualidade para milhões de brasileiros”. “São cinco mil colaboradores sediados em 12 estados brasileiros, 30 milhões de usuários - números que mostram a força desta empresa, que tem DNA legitimamente cearense”, elogiou.

Deputado Marcos Sobreira (PSB) foi o autor do requerimento da homenagem à Ceneged - Foto: Marcos Moura / Alece
O parlamentar também lembrou que a Ceneged atua em parceria com órgãos públicos, sendo uma grande “parceira em momentos de crise”. “Essa homenagem de hoje é um reconhecimento dos 46 deputados estaduais pelo serviço que a Ceneged presta com tanta capacidade e eficiência ao povo brasileiro”, afirmou.
Os homenageados da noite foram o diretor-presidente do Ceneged, Renato Felipe; a sócia-fundadora e superintendente do Ceneged, Luciana Garcia Freiras; o sócio-fundador e engenheiro-técnico da Ceneged, Laércio Peixoto do Amaral; o contador-chefe da Plannea Contabilidade, Eduardo Wagner Lisboa; o eletrotécnico Elisânio Rodrigues; a leiturista Silvia Cristina Bernardo dos Santos e os colaboradores Raimundo Nonato Nascimento e Marineide de Sousa Rodrigues.
O diretor-presidente do Ceneged, Renato Felipe, agradeceu as homenagens e ressaltou a dimensão do impacto do serviço oferecido pela Ceneged. Segundo ele, ao longo da história, a instituição realizou 18.200 contratações diretas e 754 promoções. “São promoções legítimas, pois são direcionadas a um trabalho técnico muito específico, uma mão de obra qualificada que não se encontra facilmente”, comentou. Além disso, ele mencionou a contratação de 1.200 jovens aprendizes, 459 PCDs, 130 estagiários, reforçando que a inclusão é um dos princípios da empresa.

Diretor-presidente da Ceneged, Renato Felipe ressaltou o trabalho realizado pela empresa - Foto: Marcos Moura / Alece
O diretor-presidente da companhia apontou também impacto dele em outros estados, caso do Pará, estado que, ainda de acordo com Renato Felipe, tem utilizado os serviços da Ceneged no projeto Luz para Todos. “Esse é um trabalho de grande seriedade, pois se trata de uma transição energética ‘na veia’, pois muitas famílias estão sendo beneficiadas com a substituição de geradores a óleo diesel por eletricidade”, explicou. Este reconhecimento, de acordo com ele, transcende o Ceará e o legado dos cearenses e atinge todo o Brasil.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia CE), Luis Carlos Queiroz, reforçou que o setor de energia é o maior responsável pela transformação social e econômica em qualquer país, e o Ceará tem grandes oportunidades com a Ceneged. “É uma empresa especial. É concorrente da empresa que represento, a B&Q, e é a concorrente que gostamos de ter: leal, trabalha com inovação, entrega bons resultados, tem compromisso com o cliente. É o tipo de concorrência que nos provoca a melhorar e é o tipo de ambiente que quero criar no Sindienergia”, elogiou.
A solenidade contou ainda com a presença do diretor administrativo da Ceneged, Marcus Filgueiras; do diretor operacional da Ceneged, Agostinho Souza, e do diretor da Enel Ceará, José Nunes Almeida.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Educação
Autor: Narla Lopes
Unipace é finalista do Prêmio Abel 2025 com três projetos de destaque nacional
Autor: Julyana Brasileiro, da Comunicação Interna