Oradores

Heitor Férrer analisa situação de médicos credenciados pelo Issec

Por Ricardo Garcia
22/05/2025 12:20 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Heitor Férrer (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Heitor Férrer (União) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (22/04), que médicos credenciados estejam deixando de atender pelo Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec).

Segundo o parlamentar, diversos profissionais estão insatisfeitos com o instituto em razão, principalmente, dos atrasos recorrentes de pagamentos e da tabela defasada praticada.

“Os médicos estão saindo do Issec porque eles nem aguentam a tabela, que é vergonhosa e está desatualizada há anos, nem os pagamentos efetuados sete, oito ou nove meses depois do procedimento efetuado”, apontou Heitor Férrer.

Para ele, o Issec, quando foi instituído, foi uma “conquista histórica” para os servidores cearenses, que passaram a ter mais segurança em sua saúde. “O Issec, em 2024, recebeu do Governo do Estado investimentos de R$ 110 milhões, além de R$ 204 milhões de contribuições dos servidores, mas há mais de 10 anos não há nenhum tipo de reajuste na sua tabela, porque sai ano e entra ano e o Executivo estadual não consegue corrigir a inflação do período”, criticou.

De acordo com o deputado, os profissionais de saúde e as entidades de classe deveriam orientar a categoria a não se credenciar no Issec. “Isso obrigaria o patrão, no caso o Governo do Estado, a repensar os seus preços”, assinalou.

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) comentou que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não é atualizada há 20 anos. “Toda vida que se pensa em atualizar essa tabela é um problema. Qual médico quer trabalhar dentro de uma tarifa ultrapassada? Isso é um absurdo”, pontuou.

O deputado Antônio Henrique (PDT) endossou a cobrança. “Precisamos mudar essa realidade da saúde no nosso Estado”, avaliou.

Edição: Lusiana Freire

 

Veja também