Alece celebra 20 anos do Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO)
Por Lincoln Vieira27/05/2025 10:12
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, nesta quarta-feira (28/05), os 20 anos do Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO). A sessão solene comemorativa acontece às 17h, no Plenário 13 de Maio. A solenidade atende a requerimento do deputado Firmo Camurça (União).
Segundo o parlamentar, o SVO contribui com a saúde pública do Estado ao longo de sua história de modo “expressivo”. Para ele, o serviço apresenta um importante papel social em prol dos cearenses. “O equipamento é responsável pelo monitoramento dos óbitos do estado do Ceará e por informar os dados epidemiológicos que colaboram na construção e instalação de políticas públicas de saúde para prevenir doenças”, informou.
O parlamentar explicou que o Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO) integra a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis. Conforme ele, o “objetivo é elucidar as causas de morte natural, utilizando como recurso diagnóstico a necrópsia clínica”.
Firmo Camurça acrescentou ainda que o “SVO atua no acolhimento de famílias, na escuta qualificada, na definição do seu perfil socioeconômico, na concessão do auxílio-funeral e na identificação de determinantes sociais”.
O Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO) foi inaugurado em 31 de maio de 2005. O equipamento é uma unidade da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, a qual é ligada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
SERVIÇO:
Sessão solene em comemoração dos 20 anos do Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO)
Data: Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Horário: 17h
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.807 - bairro Dionísio Torres.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Sessão solene reconhece importância do trabalho realizado pelo SVO
Autor: Ariadne Sousa
Audiência pública debate viabilidade de programa de renda mínima para fazedores de cultura no Ceará
Autor: Pedro Emmanuel Goes