Notícias

Alece celebra os 90 anos do município de Pacajus em sessão solene

Por Ariadne Sousa
27/05/2025 19:25 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta terça-feira (27/05), sessão solene em alusão ao aniversário de 90 anos de emancipação política de Pacajus. Na ocasião, além de relembrar a história local, os presentes ressaltaram os avanços do Município, principalmente com relação ao desenvolvimento industrial. 

Requerente da homenagem, deputado Carmelo Neto (PL) falou sobre a importância de celebrar o povo de Pacajus - Foto: Marcos Moura / Alece

A cerimônia atendeu a requerimento do deputado Carmelo Neto (PL), que destacou que Pacajus é uma terra de luta, de pessoas apaixonadas pela terra e que a fazem crescer cada vez mais. “Essa Casa não poderia deixar de dar essa homenagem a esse povo querido. Quando uma cidade completa aniversário, não é a cidade, o ente federado, é o povo, porque é o povo que faz a cidade ser o que é. O reconhecimento que uma cidade tem no Estado, no Brasil, e no mundo é graças ao seu povo”, declarou. 

Subscritora do requerimento que originou a sessão solene, a deputada Jô Farias (PT) ressaltou ser cidadã pacajuense, por meio de honraria concedida pela Câmara de Vereadores, além de um de seus filhos ter nascido no município. “Eu quero falar de Pacajus, muito do meu coração, porque existe uma relação de respeito e amizade muito grande pela cidade de Pacajus e pelo pacajuense”, disse a parlamentar. 

O deputado Guilherme Bismarck (PSB), também subscritor da solenidade, falou sobre a trajetória quase centenária da Terra do Caju, como o município é conhecido. “Pacajus representa um símbolo de resistência, de trabalho e de fé”, avaliou. Além disso, o parlamentar exaltou a coragem, força, dedicação ao trabalho e vocação para o comércio que fazem parte da essência da população.  
 

O prefeito de Pacajus, José Edilson de Carvalho Lima, destacou os desafios do início de gestão - Foto: Marcos Moura / Alece

HOMENAGEADOS

Em nome dos agraciados, o prefeito de Pacajus, José Edilson de Carvalho Lima, parabenizou todos os pacajuenses pela celebração das nove décadas do Município. Segundo ele, a Cidade passa por uma situação difícil, inclusive com relação às estradas, mas esclareceu que a gestão dele teve início recentemente e se comprometeu com as melhorias necessárias. “Sabemos das dificuldades, sabemos dos problemas, mas também não nos excluímos dessa responsabilidade. Trabalhamos firmes para que a gente possa mudar essa realidade do nosso Município”, finalizou o prefeito. 

A empresária Maria de Fátima Araújo Brilhante se declarou honrada pelo reconhecimento e contou não ter nascido no Município, mas lembrou que recebeu o Título de Cidadã e compartilhou que, mesmo antes disso, já se sentia pertencente ao local. “Durante muito tempo fui chamada de forasteira, mas eu creio que já fiz por Pacajus muito mais do que muita gente nascida em Pacajus”, refletiu. 

A lista de homenageados conta ainda com Larah Stettany Lima Gomes; Rafael Evangelista Aquino; Mário César Rodrigues Falcão; José Valdir de Vasconcelos; Marcelo Júnior Coutinho da Silva; Maria da Conceição Pires Caetano; Francisco Assis de Abreu; Gleiciano Costa Muniz; Francisco José Menezes (in memoriam); José Albecir da Silva; Maria de Fátima Moraes Bezerra; Francisco de Assis Maia; Joana Maria Nogueira de Castro Falcão; Alex Montenegro; Tenente Coronel PM Francisco Everton de Farias Torres; Lúcio Nogueira de Carvalho; José Reivison Nogueira Santiago; José Cosme de Carvalho Filho. 

Na mesa da cerimônia, estiveram presentes o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; a vereadora de Fortaleza Bella Carmelo; a vice-prefeita de Pacajus e a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças da Silva Sousa e Fabiana Castro de Carvalho Lima, respectivamente. 

Confira a íntegra da sessão solene: 


Edição: Geimison Maia

Veja também