Notícias

Alece presta minuto de silêncio em homenagem ao jornalista Gervásio de Paula

Por Narla Lopes
10/07/2025 12:18 | Atualizado há 5 dias

Compartilhe esta notícia:

O jornalista Gervásio de Paula trabalhou em diversos veículos de comunicação no Ceará e no Brasil - Foto: Júnior Pio

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) prestou, na manhã desta quinta-feira (10/07), um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao jornalista e escritor cearense Gervásio de Paula, que faleceu hoje, aos 84 anos, em decorrência de complicações de saúde. A homenagem foi solicitada pelo deputado De Assis Diniz (PT).

Em publicação nas redes sociais, o ex-deputado estadual João Alfredo, genro de Gervásio e superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), destacou a trajetória combativa e ética do jornalista. “Referência fundamental para jornalistas de várias gerações, Gervásio deixa como legado sua trajetória de coerência na luta democrática em nosso País. Ele que foi militante do velho Partidão. Seu texto escorreito, combativo e inteligente, assim como seu humor afiado, sua generosidade humanista e seu amor pelas filhas, netas e netos, farão muita falta nestes tempos duros de combate ao fascismo.”, escreveu.

TRAJETÓRIA

Com mais de seis décadas de dedicação ao jornalismo, Gervásio de Paula iniciou a carreira ainda jovem, com pouco mais de 18 anos, como aprendiz de revisor no jornal Diário do Povo, dirigido por Jáder de Carvalho. Em 1962, ingressou no Partido Comunista Brasileiro e passou a se dedicar ao jornalismo político.

Foi repórter dos jornais O Estado, O Povo, Gazeta de Notícias e Jornal do Dorian (JD). No rádio, atuou como redator das emissoras Uirapuru, Dragão do Mar e Iracema, além de ser correspondente dos jornais Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro) e Opinião (São Paulo).

Com passagens por veículos de projeção nacional, trabalhou no Correio do Povo e no Zero Hora, de Porto Alegre (RS), além do Correio Braziliense e Jornal do Brasil, em Brasília.

Foi editor dos jornais Mutirão e Pixote e publicou, em parceria com o escritor Luciano Barreira e o jornalista Frota Neto, o livro-denúncia Amazônia Retalhada, editado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília. Também colaborou com a revista Caros Amigos.

Gervásio de Paula é autor da biografia Américo Barreira: Um Estadista do Municipalismo e deixa um legado de contribuição à imprensa e à luta por justiça social no Brasil.

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também