Comitê de prevenção à violência da Alece divulga atividades do 1º semestre de 2025
Por Ariadne Sousa/com Assessoria21/07/2025 11:59 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

Nos primeiros seis meses deste ano, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV), órgão permanente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), publicou três estudos, sendo dois relacionados ao cuidado direcionado às vítimas da violência armada, e o terceiro voltado aos caminhos pedagógicos para um ambiente escolar mais seguro. A produção de conhecimento é um dos eixos estratégicos do Comitê.
Além das três publicações, o Comitê realiza o monitoramento contínuo de índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) cometidos no Ceará. O trabalho de acompanhamento tem como um de seus resultados o painel Monitoramento de Homicídios, com pesquisa, raspagem e cruzamento de dados, atualizados no site do CPCV.
No primeiro semestre, foram realizadas quatro formações profissionais, das quais uma reuniu 120 profissionais da rede extensa de atendimento às vítimas de violência armada, especialmente da atenção secundária e terciária da política de saúde, em maio, no Instituto Dr. José Frota. Em junho, 72 lideranças comunitárias receberam qualificação sobre o “Guia Cuidando em Rede: fluxo de atendimento às vítimas de violência armada e proteção às pessoas ameaçadas” e o Grupo Intersetorial de Saúde Mental do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi apresentado ao “Vidas por um Fio”.
%20%20(1).jpg)
Lançamento do Guia Cuidando em Rede para lideranças comunitárias. Foto: Máximo Moura
As demais capacitações foram voltadas a trabalhadores que atuam na rede de atendimento às vítimas de violência em municípios da Zona Norte, Litoral Oeste, Serra da Ibiapaba e Litoral Norte do Ceará. Outra área de atuação do comitê é a da articulação política, que resultou em 36 ações no período. Neste âmbito, destacam-se as participações no 1º Seminário de Fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Atendimento Socioeducativo (PNAISARI) e no Seminário Regional sobre Desafios na Implementação do Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) na América Latina.
Além disso, foram promovidos diálogos com organizações da sociedade civil com foco nas políticas de educação, para apresentação da abordagem “Encruza nas Escolas: Cada Vida Importa”, com indicações de ações de curto, médio e longo prazo em unidades escolares em Fortaleza e no interior do estado, para incidir na redução de comportamentos discriminatórios e preconceituosos entre estudantes e professores das escolas públicas.
SOBRE O COMITÊ
O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) iniciou suas atividades em 2016 e a partir de 2019, passou a compor, de forma permanente, o organograma da Assembleia Legislativa. Atua nas áreas de estudo, debate e mobilização que conta com apoio de diversos atores e instituições, em um esforço interinstitucional pela vida, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Formado por uma equipe interdisciplinar, o CPCV tem sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, jornalistas, entre outros, que trabalham na perspectiva de compreender as razões que levam os adolescentes a serem vítimas de homicídios. Para isso, são trabalhadas cinco linhas de ação: produção de conhecimento; formação; mobilização social; interiorização; monitoramento das recomendações e incidência política.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Campanha Julho Verde é tema do Questão de Ordem desta terça-feira
Autor: Lincoln Vieira
Sala do Empreendedor recebe Selo Ouro no segundo ano consecutivo por excelência de serviços
Autor: Lincoln Vieira