Notícias

Campanha Julho Verde é tema do Questão de Ordem desta terça-feira

Por Lincoln Vieira
22/07/2025 13:29 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Médico e cirurgião Wellington Alves Filho e jornalista Renato Abreu - Foto: Divulgação Alece TV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (22/07), o professor doutor e médico assistente do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e do Hospital São Carlos/Rede D’Or, Wellington Alves Filho. O convidado vai falar sobre  a campanha Julho Verde, de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. 

Durante o mês de julho, a campanha alerta para o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, lembrado anualmente em 27 de julho, que busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.   

Um dos que mais mata no mundo, o câncer de cabeça e pescoço pode acometer a boca, a língua, o palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Os tumores de cabeça e pescoço eram mais comuns em homens com mais de 50 anos, tendo como principal causa o tabagismo e o consumo excessivo de álcool até o fim do último século. Entretanto, a incidência aumentou na faixa de 20 a 40 anos em jovens e mulheres. 

O câncer mais comum na cabeça e no pescoço é o de boca, sendo o 5º mais frequente no Brasil. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença afeta em média cinco mil pessoas ao ano, com três mil indo a óbito. 

ENTREVISTADO

O convidado Wellington Alves Filho é  cirurgião de cabeça e pescoço pela HCFM – USP; doutor em Cirurgia pela Famed-USP; docente e médico assistente do  Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC), e do Hospital São Carlos/Rede D’Or.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível na Alece Play e no YouTube

Edição: Clara Guimarães

Veja também