Notícias

Ações do Comitê de Responsabilidade Social da Alece impactaram mais de 4 mil pessoas no primeiro semestre

Por Julyana Brasileiro, do Núcleo de Comunicação Interna
23/07/2025 09:57 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela AleceA compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela AleceA compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece - Foto: Marcos Moura

As ações do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), beneficiaram mais de 4.700 pessoas no período de janeiro a junho de 2025. As atividades do primeiro semestre impactaram servidores, parlamentares, comunidade do entorno da Alece e sociedade. 

Conforme destaca a articuladora do CRS, Amanda Melo, o órgão encerra o semestre com um saldo positivo e sentimento de dever cumprido. ''Finalizamos o primeiro semestre com cerca de 50 ações distribuídas nas quatro células, atingindo diretamente quase 5 mil pessoas. A sensação é de muita gratidão por toda a equipe que contribuiu para esse grande resultado e os servidores e comunidade que abraçaram todas as nossas ações. O comitê nasceu e se desenvolve através da necessidade de levar responsabilidade social para o público interno e comunidade do entorno e tem esse intuito de alinhar as ações da Casa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)", destaca a articuladora.

SUSTENTABILIDADE

As ações de sustentabilidade na Alece têm gerado resultados concretos, especialmente no que diz respeito à destinação correta de materiais recicláveis. Por meio de iniciativas da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, 10.674,53 kg de resíduos que antes seriam descartados de forma inadequada foram devidamente encaminhados para reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de renda de cooperativas e associações de recicladores.

Já o pátio de compostagem, localizado no jardim do Anexo III da Casa, processou 957,70 kg de resíduos, resultando na produção de 88,60 kg de adubo, utilizado em áreas verdes da Alece. 

RESÍDUOS ELETRÔNICOS

A destinação correta de resíduos eletroeletrônicos é fundamental para preservar o meio ambiente e evitar a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas presentes nesses materiais. A Alece incentivou a doação por parte dos servidores e arrecadou 12.975,45 kg de eletroeletrônicos e 127,10 kg de pilha e baterias, material encaminhado a Logística Reversa. 

Já a corrida Alece 190 anos, realizada em abril, reforçou o papel do Poder Legislativo como agente de transformação para um futuro mais sustentável. No total, foram arrecadados 45,6 quilos de material reciclável e 92,5 quilos de resíduos orgânicos destinados para compostagem. 

Foto: Rodrigo Carvalho 

As ações de sustentabilidade também incluíram cursos de educação ambiental, limpeza de praia, painel temático, implantação dos novos coletores de ar-condicionado, assinatura de um Termo de Compromisso para Coleta Seletiva Solidária , Inauguração da Estação Verde e inauguração da Sala de Educação Ambiental. 

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS atuou na promoção de um ambiente laboral saudável, com ações educativas, de prevenção e de acompanhamento da saúde dos servidores. Ao longo do semestre, foram realizadas visitas educativas nos setores da Casa para prevenção da LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), ginástica laboral, blitz de conscientização sobre a Síndrome de Burnout, oficina sobre gestão de resíduos e boas práticas no espaço de alimentação dentre outras atividades. 

A articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, Amanda Melo, destaca que o CRS, através da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho e suas ações contínuas, traz esse cuidado, observando o ser na sua integralidade, observando também os riscos iminentes no espaço e como o colaborador está se sentindo no ambiente de trabalho.

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho oferece serviços multidisciplinares de forma contínua aos servidores e servidoras. Durante todo o ano os servidores podem dispor de serviços como ginástica laboral, blitz educativas sobre LER/Dort, atendimento psicológico e Programa Bem-Estar que orienta sobre questões nutricionais. Para mais informações, basta ligar para o telefone (85) 2180-6532.

Foto: Pedro Albuquerque 

SAÚDE MENTAL

Já a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas priorizou o cuidado com a saúde mental dos servidores e comunidade do entorno com grupo de exercícios sistêmicos, rodas de conversa de círculos de construção de paz permitindo dar voz aos envolvidos, treinando a escuta ativa, a acolhida, a discussão e o encontro de boas soluções para os temas tratados.

Foto: Dário Gabriel

Em junho, a célula realizou o Cine Alece com a exibição do documentário “Revolixonários”, utilizando o cinema como ferramenta de educação e sensibilização para temas de grande relevância social.

FOMENTO À CIDADANIA

A Célula de Articulação e Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social atuou junto à sociedade promovendo ações de inclusão social, incentivo à cidadania e fortalecimento de empreendimentos que geram impacto positivo nas comunidades.

No mês de março, a célula participou de ação itinerante oferecendo escuta qualificada e suporte emocional a mulheres em situação de vulnerabilidade social e de uma feira voltada ao empreendedorismo feminino, promovendo ações de cuidado emocional e rodas de escuta para mulheres empreendedoras, com foco no fortalecimento da autoestima e na promoção da saúde mental. 

As ações sociais também incluíram doações de cestas básicas para a Comunidade do Pio XII e a campanha de "Moda Circular" que uniu solidariedade e o consumo consciente.

Foto: José Leomar 

Edição:  Lusiana Freire

Veja também