Larissa Gaspar pede efetividade em políticas de saúde para crianças e adolescentes
Por Narla Lopes28/08/2025 11:10 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

A deputada Larissa Gaspar (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (28/08), a importância das políticas de direitos sexuais e reprodutivos e do planejamento familiar como instrumentos de proteção para crianças e adolescentes. Ela cobrou a efetiva aplicação das normas de saúde e o atendimento adequado às vítimas de violência sexual nas unidades de saúde.
A parlamentar citou norma técnica do Ministério da Saúde que prevê a oferta de método contraceptivo, especialmente em casos de violência sexual, e defendeu o cumprimento da medida.
“Em 2021, o Ministério da Saúde, no então governo Bolsonaro, instituiu uma norma técnica que determina a distribuição de um tipo de método contraceptivo para ser utilizado em mulheres e também em meninas de 10 a 19 anos”, pontuou.
Ela também explicou a motivação da iniciativa. “O Brasil é um dos países que tem o maior número de gravidez na adolescência. Mas vocês sabem qual é a causa dessa gravidez? Não é a decisão unilateral de iniciar a vida sexual. Essas meninas engravidam no Brasil porque são estupradas, porque são violentadas”, frisou.
Larissa destacou a gravidade dos números. “A cada 19 minutos, uma menina de 10 a 14 anos se torna mãe no Brasil”, pontuou. Ela acrescentou que, na maioria dos casos, as gestações decorrem de estupro, cometido frequentemente por pessoas próximas, como pais, padrastos, irmãos ou vizinhos.
Para exemplificar a gravidade da situação, a deputada citou o caso do médico e vereador de Mato Grosso, Thiago Bitencourt (PL), investigado por estupro de vulnerável. “O vereador do PL era médico e se utilizava dessa posição para cometer estupro contra vulneráveis. Não é esse tipo de gente que nós queremos nos parlamentos. Queremos pessoas que têm compromisso real e verdadeiro com a promoção dos direitos da criança e do adolescente. Proteger é fundamental”, afirmou.
Além disso, Larissa parabenizou o município de Palmácia pelos 68 anos de emancipação política e reafirmou o compromisso com políticas públicas voltadas para todos os municípios do Ceará. “Parabéns, Palmácia, contem sempre com o nosso apoio”, concluiu.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Guilherme Bismarck defende debate nacional sobre segurança pública
Autor: Lincoln Vieira
Gordim Araújo denuncia "projeto de poder" e "cabide de empregos" em Itapipoca
Autor: Luciana Meneses