Notícias

Alece resgata fatos marcantes nas sessões plenárias com o "Minuto de História"

Por Giovanna Munhoz
02/09/2025 08:49 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes (à esquerda), entrega nas mãos do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), o documento com fatos históricos lido na sessão plenária desta terça-feira - Foto: Júnior Pio

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), equipamento cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza, diariamente, o “Minuto de História” durante as sessões plenárias. Iniciada no mês passado, a cada sessão, o parlamentar que estiver conduzindo os trabalhos da Casa lê um breve registro sobre a trajetória política e cultural do Ceará, do Brasil e do mundo.

De acordo com o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, a iniciativa nasceu a partir de um material organizado pela equipe do Memorial sob a liderança do ex-deputado Osmar Diógenes, idealizador do espaço. O acervo reunia efemérides e fatos marcantes da política cearense. “Resgatamos esse conteúdo e passamos a trazê-lo para o dia a dia das sessões, ampliando também com novas informações e pesquisas”, explicou.

Paulo Roberto acrescentou que é preparado diariamente um texto curto, entregue ao deputado responsável pela condução das sessões que acontecem de terça a quinta-feira no Plenário 13 de Maio. Nas segundas e sextas-feiras, o texto é registrado durante a programação da Alece FM (96,7 MHz). “Buscamos destacar episódios que dialoguem com a nossa trajetória política, para que cada plenária registre, em um minuto, lembranças que ajudam a preservar a memória do Parlamento e enriquecer nossa história”, ressaltou.

O deputado De Assis Diniz (PT), que é historiador, enfatizou que lembrar e analisar os fatos e fenômenos da história é fundamental para a compreensão dos processos e dinâmicas que a sociedade produz. “No materialismo dialético, quando nós pensamos e construímos essa relação da história com os homens, nós olhamos o fato específico, mas é fundamental contextualizar. Com isso, o Memorial da Alece está dando uma grande contribuição. Eles trazem fatos, datas e momentos importantes que marcaram e marcam profundamente a história da humanidade”, assinalou.

Para o deputado e historiador Acrísio Sena (PT), resgatar fatos históricos reforça a memória coletiva e fortalece a conexão da sociedade com o Parlamento. “Quando resgatamos fatos históricos, mostramos que a política se constrói a partir da nossa trajetória enquanto povo. Além de ser deputado estadual, também sou graduado em História e fico muito feliz que, ao abrir os trabalhos da Alece, tenhamos sempre um ‘Minuto de História’. Esse momento permite que nos localizemos no tempo, seja no Ceará, no Brasil ou até mesmo no mundo, através de uma data marcante”, apontou.

A iniciativa ganha ainda mais relevância no contexto do Dia Nacional do Historiador, que foi celebrado no dia 19 de agosto. Instituída pela Lei nº 12.130, de 2009, a data reconhece o papel desses profissionais na preservação da memória coletiva e na análise crítica dos acontecimentos que moldam a sociedade.

Nesse sentido, o “Minuto de História” aproxima o Parlamento da própria essência do trabalho historiográfico, que é registrar e valorizar fatos que ajudam a compreender o presente à luz do passado, fortalecendo a identidade política e cultural do Ceará.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também