Alunos de três instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece nesta semana
Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares/Ricardo Garcia04/09/2025 16:13 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nos dias 02 e 04 de agosto, três escolas situadas no Centro, Aldeota e Joaquim Távora e jovens do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Barra do Ceará, em Fortaleza. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.
Na terça-feira (02/09) a Alece recebeu a visita de duas instituições. Pela manhã cerca de 36 alunos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), localizada no bairro Centro, na Capital conheceram o dia a dia da Alece. Os jovens foram recebidos pelo deputado Heitor Férrer (União), que explicou o funcionamento das sessões plenárias, tramitação de projetos e demais atividades parlamentares.
%20.jpg)
Alunos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) conversam com o deputado Heitor Ferrer. Foto: Bia Medeiros
Já na tarde de terça-feira, conheceram as dependências da Alece 20 estudantes dos 2º e 3º anos médio do Colégio Militar de Fortaleza (CMF). O grupo foi recepcionado pelo deputado Sargento Reginauro (PL), que conversou sobre o seu mandato e a sua carreira como sargento e professor do Colégio Militar de Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB/CE).
%20.jpg)
Deputado Sargento Reginauro conversa com alunos do Colégio Militar Foto: Érika Fonseca
“Muitos de vocês talvez não seguiam a carreira militar e outros já ingressam numa faculdade, mas quero incentivá-los que essa visita na Assembleia Legislativa seja o primeiro passo para que vocês conheçam o funcionamento da política do nosso Estado, da importância da participação do cidadão na sociedade, pois assim passam a exercer o papel de cidadania e possa de fato cobrar da classe política aquilo que é seu dever e obrigação”, enfatizou o deputado.
O grupo seguiu o percurso da visita acompanhado pelos professores; capitão Fontenele (História), tenente Mufford (História) e trenente Sampaio (Artes).
O aluno Matheus Gomes, do 3º ano, 17 anos, afirmou já estar se preparando para buscar ingressar no curso de Medicina e que vem se dedicando nos estudos. Ele Ressaltou que visitas em campo como a do Memorial da Alece agregam aos assuntos vistos em sala de aula sobre a História da política do Brasil e do Ceará e dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário).
Já na quinta-feira (04/09), o Parlamento e Sua História recebeu estudantes de duas escolas. Pela manhã, estiveram presentes 38 alunos do 1º Ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Renato Braga, do bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Os estudantes foram acompanhados pelos professores José Gerardo Alencar e Laura Helena de Castro.
No período da tarde de quinta-feira, visitaram as dependências da Casa 34 estudantes do 1º ano médio, do curso de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dona Creusa do Carmo Rocha, localizada na Barra do Ceará, na Capital.
Alunos da escola Dona Creusa do Carmo Rocha conhecem o Parlamento cearense. Foto Pedro Albuquerque
O grupo estava acompanhado pelas docentes Semiramis Maria Magalhães (Sociologia) e Elitânia Matos (Informática Básica).
A aluna Amanda Vitória Marques, 15 anos ,gostou de conhecer a Assembleia Legislativa e destacou os espaços culturais como o Memorial, "que apresenta exposições, maquetes e documentos antigos sobre fatos que marcaram a história política do Estado do Ceará e do Brasil”, afirmou.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, bem como Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão.
Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Doriezio Fernandes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Programa Gonzagando destaca nesta quinta-feira o disco "Pisa no Pilão"
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria
Peça “Mundo Suassuna” é destaque do programa Em Cena desta quinta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria